Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

17 agosto 2023

SAÚDE | Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo lança serviço de cirurgia robótica nesta quinta em Santa Maria

Médico Cristiano Abaid, coordenador do programa de Cirirguia Robótica do HCAA e Engenheiro Gustavo Beltrame destacam a tecnologia do sistema que será apresentado nesta quinta em Santa Maria (foto Armando Ribas Neto/especial site Caderno7)

O Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, vai realizar um coquetel nesta quinta-feira (17), às 19h, na Unidade Alcides Brum, para apresentar o seu novo serviço de cirurgia robótica. O evento contará com a presença de convidados, amigos e representantes da mídia, que poderão conhecer o Da Vinci, modelo XI, a última geração em tecnologia cirúrgica. O site Caderno7 estará acompanhando este lançamento na quinta, direto de Santa Maria. 

O equipamento, que estará à disposição da comunidade local, regional e estadual, permite realizar procedimentos minimamente invasivos, com maior precisão, segurança e rapidez. A primeira cirurgia robótica na instituição já está agendada para o dia 19.

Equipamento com tecnologia avançada permitirá que procedimentos sejam realizados na região e de forma menos invasiva

Para garantir a qualidade do serviço, todos os setores envolvidos estão passando por treinamentos, incluindo o grupo de profissionais médicos e do corpo de enfermagem. O coordenador médico do novo serviço é o cirurgião do aparelho digestivo Cristiano Abaid, que tem 49 anos, 23 anos de profissão e é graduado pela Universidade Federal de Santa Maria.

Em entrevista exclusiva ao nosso portal, Abaid falou sobre os benefícios da cirurgia robótica, os desafios da implantação do serviço e as expectativas para o futuro. Confira os principais trechos da conversa a seguir.

O que significa a cirurgia robótica, em termos de avanço, para os pacientes?
Cristiano Abaid: Cirurgia Robótica é uma opção cirúrgica minimamente invasiva para realização de procedimentos das mais diversas especialidades que demandam tratamento cirúrgico. Permite, ao paciente, a realização de procedimentos simples até procedimentos de grande complexidade, de forma segura com menor sangramento, menor dor no pós-operatório, retorno precoce as suas atividades e menor tempo de internação.
A cirurgia robótica é realizada por um cirurgião habilitado que comanda os 4 braços articulados do robô através de um console (como se fosse um joystick) com uma visão aumentada (até 10 vezes e em 3 D) da área a ser operada.

O que significa a cirurgia robótica, em termos de avanço, para os profissionais de saúde, especialmente os médicos?
Cristiano Abaid: a cirurgia robótica permite que os cirurgiões consigam reproduzir, através dos braços do robô, os movimentos da mão humana com extrema precisão, inclusive filtrando os tremores, isso com uma visão em 3 D e um grande aumento. Além disso, a plataforma robótica adquirida pelo Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (o robô mais moderno existente atualmente - Da Vinci Xi) permite a realização de ultrassonografia transoperatoria e possui um dispositivo chamado Firefly, que permite a visualização da microvascularização das estruturas, bem como identificação de linfonodos em resseccões oncológicas. Com isso é possível realizar cirurgias bastante complexas de uma forma precisa e segura.

O que significa a cirurgia robótica para a comunidade local e regional?
Cristiano Abaid: com a implantação do robô no Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, a comunidade terá a opção de realizar os procedimentos em nossa cidade e não mais se deslocarem a grandes centros para a realização dessas cirurgias, o que além de permitir ficarem perto de casa, minimiza os custos com viagens e estadias. Além disso, nossa cidade se torna referência para região para esse tipo de cirurgia trazendo pacientes, familiares e cirurgiões de outras cidades para o tratamento em Santa Maria.

Do ponto de vista científico, a cirurgia robótica em que estágio de desenvolvimento coloca o hospital e Santa Maria?
Cristiano Abaid: a aquisição do Da Vinci Xi coloca o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo em um patamar de grandes Hospitais. Poucos hospitais no Brasil possuem serviço de cirurgia robótica e desses um número ainda menor o Robô Da Vinci Xi, que é o que temos de mais moderno na atualidade quando falamos em cirurgia robótica. Esse sistema adquirido contempla a realização de cirurgias na grande maioria das especialidades.

Qual é a sua função, como coordenador médico, nesse processo de implantação da cirurgia robótica no HCAA?
Cristiano Abaid: a implantação da cirurgia robótica demanda um minucioso processo de preparação, treinamento e organização. Então, foi criado um Comitê robótico que envolve um coordenador médico robótico, coordenadores médicos robóticos das principais especialidades, anestesistas, engenheiros, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, instrumentadores, setor administrativo, entre outros, enfim diversas equipes envolvidas e sendo treinadas para a concretização desse Serviço de Cirurgia Robótica. Além disso um grande grupo de cirurgiões das diversas especialidades da nossa cidade está fazendo o treinamento para se habilitarem à realização da cirurgia robótica e poderem ofertar essa tecnologia aos seus pacientes.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/08/2023 08h32
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.