Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

07 agosto 2023

EXPOINTER 2023 | Pavilhão da Agricultura Familiar bate recorde com mais de 300 expositores de 174 municípios

Um dos setores mais visitados na Expointer, Pavilhão da Agricultura Familiar bateu o recorde de participação com 372 expositores de 174 municípios (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

Com informações da SDR

Em uma notável expansão, o Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) se destaca como um dos espaços mais cobiçados nas grandes feiras do Estado. Neste ano, a Expointer receberá um novo recorde de expositores, com a presença de 372 empreendimentos selecionados, provenientes de 174 municípios. Ao todo, serão 338 estandes e sete cozinhas para atender ao público. A edição de 2023 contará com 35 empreendimentos a mais em comparação ao ano anterior, quando 337 participaram do evento.

Os jovens e mulheres estão na vanguarda dos negócios, liderando, respectivamente, 87 e 148 empreendimentos. Esse dado chama a atenção para o protagonismo dos mais jovens e a crescente presença feminina no setor agrícola.

As agroindústrias presentes fazem parte do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. Além das agroindústrias, o Pavilhão também acolherá produtores ligados ao artesanato, flores e plantas. Serão 15 agroindústrias trabalhando com produtos orgânicos e 4 estandes dedicados ao artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng.

A feira ainda proporcionará aos visitantes uma praça de alimentação composta por 7 cozinhas vinculadas às agroindústrias familiares. Lá, o público poderá desfrutar de uma variada seleção de pratos produzidos com artigos da agricultura familiar, em receitas tradicionais e autênticas das diversas etnias presentes no meio rural gaúcho.

As agroindústrias que integram o Peaf terão a oportunidade de utilizar o Selo Sabor Gaúcho, que atesta a origem dos produtos como provenientes das agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul, indicando que foram formalizados com o apoio do Estado e estão de acordo com as legislações vigentes para comercialização.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, destaca o crescimento do setor impulsionado pela retomada da Secretaria de Desenvolvimento Rural. Segundo ele, as feiras da agricultura familiar têm se consolidado como importantes meios de transformação social e geração de renda para os produtores gaúchos. Santini enfatiza o engajamento cada vez maior das agroindústrias nessas feiras, resultando em números expressivos de vendas. No primeiro semestre deste ano, o apoio a 15 eventos gerou quase R$ 10 milhões em vendas apenas nos espaços destinados à agricultura familiar. O secretário acredita que o Pavilhão da Agricultura Familiar na Expointer de 2023 também alcançará recordes.

Os visitantes poderão encontrar na exposição uma grande variedade de produtos das agroindústrias familiares do Estado, incluindo embutidos, defumados, queijos, laticínios, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No segmento de artesanato, haverá produtos confeccionados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e itens de cutelaria tradicionais do Rio Grande do Sul. Entre os destaques da exposição de plantas e flores, estarão suculentas, orquídeas, bromélias, cactos e sementes crioulas.

O Pavilhão da Agricultura Familiar evidencia o potencial da geração de renda e do desenvolvimento social advindos das pequenas propriedades. Além disso, demonstra ser uma ferramenta fundamental para a manutenção da sucessão rural.

A organização do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta por uma comissão formada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (SDR/RS), Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.

* Depois de dois anos, retomamos a cobertura jornalística da Expointer com o site Caderno7. Faça parte desta jornada sendo nosso apoiador! Entre em contato pelo fone/Whats (55) 996045197 ou 991914564

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/08/2023 08h09 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.