Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

31 julho 2023

TRADICIONALISMO | São Gabriel faz história com o reconhecimento do primeiro Rodeio Crioulo no RS pelo MTG

Primeiro rodeio crioulo do RS realizado em São Gabriel em 1846 foi oficialmente reconhecido pelo MTG no 71º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado neste final de semana em Alegrete (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) oficializou, durante o 71º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado no Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas, em Alegrete, no último sábado, 29 de julho, um registro histórico diretamente relacionado com São Gabriel. O evento reconhecido foi o primeiro rodeio crioulo realizado no Rio Grande do Sul, ocorrido em janeiro de 1846, em São Gabriel. A proposta foi apresentada por Paulo Roberto de Fraga Cirne, associado da Estância da Poesia Crioula, situada em Porto Alegre, na 1ª Região Tradicionalista.

A fundamentação de Fraga Cirne baseou-se nos registros do escritor gabrielense Osorio Santana Figueiredo, em seu livro "General Osório - O perfil do homem", publicado em 2008. Segundo os registros, quando o Imperador D. Pedro II visitou o Rio Grande do Sul e passou por São Gabriel em janeiro de 1846, foi homenageado com uma grandiosa Festa Campeira realizada na Estância da Caieira. Essa narrativa foi corroborada por Zeno Dias Chaves, tradicionalista e pesquisador caçapavano, amigo do escritor, à época.

A proposta foi submetida novamente ao Congresso, sendo enquadrada de acordo com o Regulamento Campeiro, nos artigos 3º e 4º, como um evento que se encaixa na definição de rodeio crioulo, caracterizado por "festas de habilidades que incluem provas campeiras, artísticas e jogos". Além disso, o evento contava com provas demonstrativas, o que o tornou apto a ser reconhecido como Rodeio Crioulo Tradicional, conforme a Coletânea do MTG.

A aprovação da proposição ocorreu de forma unânime, consagrando São Gabriel como sede do primeiro Rodeio Crioulo no Estado, ocorrido em janeiro de 1846. A cidade, conhecida por grandes rodeios como os do Caiboaté, Tarumã e demais, entra assim para a história do Rio Grande do Sul, com seu legado cultural e tradicionalista sendo reconhecido oficialmente pelo MTG.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 31/07/2023 16h00 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.