Discussão entre vereadores Bertazzo, Malu e Jana França repercutiu nas redes sociais nesta semana (fotos arquivo C7) |
Uma discussão acalorada entre os vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel na última segunda-feira, 25, viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira, 27. O motivo foi uma crítica do vereador Antônio Bertazzo (Pepeca), do PDT, à oposição, que segundo ele, só enxerga defeitos na gestão do prefeito Lucas Menezes. A discussão envolveu as vereadoras Jana França (Podemos) e Malu Bragança (Patriota), que rechaçam acusações de outras expressões.
Em seu pronunciamento, Bertazzo vinha elogiando o trabalho do governo como o Albergue Municipal, e disse que conhece os bairros há muito tempo, não apenas agora que é pré-candidato a algum cargo. Ele também afirmou que já havia previsto que alguns vereadores seriam candidatos a prefeito nas próximas eleições.
O clima esquentou quando Bertazzo sugeriu que, ao invés de convocar secretários para prestar esclarecimentos, se chamasse o próprio prefeito para falar dos seus feitos. Foi nesse momento que a vereadora Jana França, do Podemos, pediu aparte e foi negada pelo colega. Ela então, fora dos microfones, falou a expressão "sacanagem" em tom de desabafo, o que gerou uma reação de Bertazzo.
"Sacanagem, não. Primeiro lugar, respeito", disse Bertazzo, que logo ouviu que ele também teria que respeitar as colegas vereadoras e que fosse gritar com a sua esposa em casa. "Eu não desrespeito ninguém e não aceito que venham mandar eu gritar com a minha mulher ou com ninguém. Sou contra vitimismo e pergunto às vereadoras: quantas assessoras mulheres elas têm?", questionou.
A discussão entre os vereadores gerou questionamentos nas redes sociais sobre a autoria das falas dirigidas a Bertazzo, que manteve as declarações dadas na sessão e lamentou a suposta postura dos colegas.
VEREADORAS SE MANIFESTAM
A vereadora Malu Bragança, do Patriota, conversou com a reportagem e disse que não estava no plenário quando Bertazzo começou a falar. Ela disse que saiu para atender o telefone e quando voltou viu o colega gritando com Jana França.
"Minha única atitude foi requerer uma questão de ordem e pedir que ele respeitasse a colega, porque somos só duas mulheres ali dentro e merecemos respeito. Mas se ele quisesse gritar, que se retirasse de dentro da Câmara. Apenas isso", declarou Bragança, que acrescentou que possui assessora sim, assim como Jana França. Ela disse ainda que lamenta que algumas pessoas tentaram atribuir a ela em postagens a autoria das expressões "vai gritar com a tua mulher" e "sacanagem".
Em um vídeo divulgado nas suas redes sociais, Jana França disse que as falas proferidas por ela ocorreram em um momento de estresse, após Bertazzo se exaltar e negar o aparte. Ela disse que iria concordar com a ideia de chamar o prefeito para esclarecer alguns assuntos, mas como foi impedida de falar, usou a expressão "sacanagem" como força de expressão e desabafo.
"Ele começou a gritar e eu não iria aceitar que ninguém gritasse comigo. Por isso, tanto eu como a vereadora Malu apenas pedimos respeito. Se falei algo, peço desculpas. Mas jamais deixaria injustiças acontecer, como atribuir à colega Malu coisas que não foram ditas por ela", finalizou.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/07/2023 19h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com