CPERS conversou com alunos e professores da Escola Celestino sobre mobilização para evitar o fim da escola (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Na noite de quinta-feira (29), a presidente do CPERS/Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, esteve em São Gabriel a pedido do 41º Núcleo para conversar com professores e a direção da Escola Estadual Celestino Lopes Cavalheiro, ameaçada de ser repassada pelo Governo do Estado ao município e cujo processo vem mobilizando a comunidade escolar para que isso não ocorra.
Reunião ocorreu a noite e teve grande presença de alunos, principalmente do EJA |
Presidente do CPERS, Helenir Schürer, afirmou que está junto com a Escola para evitar sua municipalização, o que traria várias perdas para a comunidade |
Dirigentes salientaram o apoio a mobilização e pedem que gabrielenses apoiem o educandário |
A dirigente, junto com a diretora Juçara Borges, conversou com a diretora da escola, Giane Monteiro, sobre a situação que é preocupante para todos, o que além de extinguir a escola, também acabaria com mais uma turma de EJA. O educandário também detém os melhores índices de IDEB no município. A possível municipalização traria, segundo o CPERS, várias perdas para a comunidade, tanto em questão educacional quanto econômica.
O presidente do Núcleo, professor Pedro Moacir Moreira, salienta que o CPERS está atento e irá cobrar para que a Prefeitura possa interceder junto à Secretaria Estadual de Educação para que mantenha a escola estadual. "Vemos com muita preocupação essa possibilidade e estamos aqui para lutar que a escola continue no Estado", frisou.
A presidente do CPERS, que estava em roteiro na região, salientou que colocará a entidade a disposição para impedir essa municipalização ou o que o Estado pretenda. "Queremos que a comunidade escolar se mobilize contra o que ocorrer, que o Celestino continue estadual e público", finalizou. A escola tem 85 anos de atividades no município e detém um dos melhores índices de IDEB.
A direção da Escola deverá ter uma audiência com o prefeito Lucas Menezes nesta sexta-feira (30) a respeito. A Prefeitura, por meio da Diretoria de Comunicação Social, informou que não existe nada concreto no momento a respeito de municipalização, mas que o Estado estaria tentando isso e por sua vez, a Secretaria Estadual de Educação também informa não ter nada concreto.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/06/2023 09h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com