Comitiva gabrielense do MDB e da escola busca apoio para reverter fechamento do EJA (foto divulgação) |
Deputado Estadual Edivilson Brum e Vice-governador Gabriel Souza aderem à luta da comunidade escolar
No início de 2023, a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz enfrenta um grande desafio. Como pioneira na oferta do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no período noturno, a escola recebeu a notícia de que o programa seria concentrado exclusivamente na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Celestino Lopes Cavalheiro.
Diante dessa decisão, o diretor da escola, professor André Moreira Chagas, mobilizou-se para reverter a situação e garantir a retomada da Educação de Jovens e Adultos. Em busca de apoio, a direção da escola procurou o presidente do MDB de São Gabriel, Jobim Jr., para esclarecer as consequências do fechamento do EJA na Escola Marques Luz. Jobim e o MDB uniram forças à luta da direção e, em parceria com o deputado estadual Edivilson Brum e o vice-governador Gabriel Souza, buscaram sensibilizar a Secretaria da Educação sobre a importância de retomar o EJA.
Em decorrência desses acontecimentos, uma audiência foi realizada no dia 7 de junho com o Diretor Geral da Secretaria da Educação, Paulo Brumann. Estiveram presentes na reunião o diretor do Marques Luz, professor André Moreira Chagas, o presidente do Conselho Escolar, professor Marcos Antônio de Lourenço, a representante do corpo docente, professora Nádia Cristina Silva Costa, Janine Kanheski, chefe de gabinete do deputado Edivilson Brum, Janir Branco, secretário executivo do gabinete do vice-governador, Michael Di Giacomo, também do gabinete do vice-governador, e Jobim Jr., presidente do MDB de São Gabriel.
Durante o encontro, foi ressaltado que o fechamento do EJA na Escola Marques Luz tem dificultado o acesso à educação para a comunidade local, especialmente devido à crise no transporte coletivo que tem prejudicado tanto o acesso à educação quanto ao mercado de trabalho.
Assim como a direção da escola, Jobim também enfatizou a necessidade de um esforço por parte do Governo do Estado para garantir o direito de acesso à educação da comunidade. Ele destacou que, apesar dos problemas enfrentados no município, é fundamental que os cidadãos gabrielenses possam concluir seus estudos e buscar sua emancipação por meio do conhecimento. Jobim afirmou: "Hoje demos um passo importante ao apresentar à Secretaria da Educação o contexto social e a importância de retomar o EJA na Escola Marques Luz".
Também estiveram presentes na reunião representantes do Departamento Pedagógico da SEDUC, como a diretora adjunta Natália Borges e Sherol dos Santos, da Divisão de Inclusão Educacional e Transversalidades.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 09/06/2023 16h48
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com