Vereadora por três mandatos em Rosário do Sul, Cíntia Souza faleceu nesta terça-feira em Porto Alegre, em decorrência de câncer (foto arquivo pessoal) |
Ex-vereadora e presidente do Poder Legislativo de Rosário do Sul, Cíntia Pereira de Souza faleceu nesta terça-feira (2) aos 45 anos, em Porto Alegre. Ela estava em tratamento em um hospital da capital desde o ano passado, lutando contra um câncer. Cíntia foi destaque e pioneira na luta das mulheres no município e ocupou o cargo de vereadora por três legislaturas (2004, 2008 e 2012), além de ter sido presidente do parlamento em 2014.
A perda precoce de Cíntia consternou familiares, amigos e a comunidade rosariense. Ela deixa dois filhos, esposo e um irmão. O prefeito municipal, Vilmar Oliveira, decretou luto oficial no município por três dias em decreto municipal assinado na manhã de hoje, em homenagem à ex-vereadora. Após sair do PDT no final de 2016, Cíntia estava no PL, onde assessorava o deputado federal Giovani Cherini, que também era pedetista como ela.
A trajetória de Cíntia na política foi marcada pela defesa da causa das mulheres em Rosário do Sul, motivada pela experiência política do pai, o falecido vereador Galvane Senisse de Souza (PDT). Ela foi uma ativista engajada e representou diversas lutas em prol do gênero feminino na região, onde realizava entre as atividades, o "Seminário da Mulher" anualmente em Rosário. Seu trabalho foi reconhecido por colegas de parlamento e pela comunidade, que a respeitavam por sua dedicação e comprometimento.
O corpo será velado na Câmara de Vereadores, em horário a ser definido por estar sendo transladado da capital do Estado . A morte de Cíntia Souza é uma perda irreparável para a cidade e para todos aqueles que conviveram com ela, deixando um legado importante para a luta das mulheres na região.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 02/05/2023 12h03
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com