Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

10 maio 2023

MÚSICA GAÚCHA DE LUTO | Morre Luiz Carlos Borges

Luiz Carlos Borges morreu nesta quarta-feira aos 70 anos; na foto, registrada no dia 25 de março, no Rancho Tabaracay, onde aguardava os amigos para sua festa de aniversário (foto divulgação)

A música gaúcha também vive seu luto ao perder um dos maiores acordeonistas e músicos nativistas. Morreu na noite de quarta (10) aos 70 anos, o músico Luiz Carlos Borges, que estava internado desde 29 de março na Santa Casa de Porto Alegre, em decorrência de um aneurisma na aorta. Ainda não há informações sobre o velório do músico. 

Borges começou a carreira aos nove anos, em Santo Ângelo, na Região Noroeste do RS, onde nasceu. Tocando ao lado do irmão Antônio, com quem formava a dupla Irmãos Borges, lançou três discos. Já na década de 1980, saiu em carreira solo, impulsionada pelo sucesso da composição "Tropa de Osso", premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana.

Formado em Música pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cumpriu cargos públicos como assessor de Cultura e Turismo das cidades de São Borja e Santa Maria. Em 1983, como secretário de Cultura de Santa Rosa, criou o Musicanto, festival de nativismo realizado até hoje na cidade.

Em março deste ano, Borges comemorou seus 70 anos em uma festa de mais de 12h no Rancho Tabacaray, em Porto Alegre. O evento contou com a presença de amigos e companheiros de música, como Renato Borghetti, João de Almeida Neto, Daniel Torres, Shana Müller, Joca Martins, Érlon Péricles e Os Fagundes.

O músico teve uma carreira marcada pelo ecletismo, já que transitou com naturalidade não só entre cantores e compositores nativistas, mas tendo tocado também ao lado de bandas de rock, como Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii. Consagrou sucessos como Baile da Fronteira, Tropa de Osso, Florêncio Guerra e Romance n Tafona, entre outros. 

Para os gabrielenses, que conheceram o talento de Borges, eles puderam ver o músico várias vezes, principalmente nas edições da Estância da Canção Gaúcha, onde foi jurado e também atração. Em 2004, na "Estância das Estâncias" realizada na antiga Comaig, Borges foi uma das atrações e ainda também tocou com Sérgio Reis, inclusive fazendo duo em "O Menino da Porteira".

Com 35 álbuns lançados, fez shows em países como Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Áustria, Itália, Eslovênia, Suíça e Polônia e tem gravações em parceria com músicos como Yamandu Costa e Mercedes Sosa, com quem gravou a faixa "Misionera", no último álbum lançado pela cantora argentina, em 2009. 

Ao todo, foram 269 composições e 720 músicas registradas no ECAD, o escritório responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais no Brasil. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/05/2023 22h35 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.