Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

29 maio 2023

CONVERSA | Unipampa São Gabriel recebe o biólogo e youtuber Pirula para um encontro com estudantes

Biólogo e youtuber Pirula compartilha conhecimentos com os estudantes da Unipampa durante o evento "Conversa com Pirula" no Campus São Gabriel, nesta segunda, 29 de maio (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta tarde de segunda-feira (29), o Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) teve a honra de receber uma ilustre personalidade da ciência e das redes sociais. O renomado pesquisador, biólogo e youtuber Paulo Miranda Nascimento, conhecido como Pirula, esteve presente no evento "Conversa com Pirula" para trocar conhecimentos e experiências com os estudantes da instituição federal.

Palestra no horário do almoço atraiu grande público no Campus São Gabriel
O evento, organizado pelo Pet BIO e Laboratório de Paleobiologia da Unipampa São Gabriel, aconteceu na Sala 317 do campus e contou com a presença de uma plateia entusiasmada. A atividade foi tão concorrida que a sala ficou completamente lotada, demonstrando o interesse dos estudantes em ouvir as palavras do renomado cientista e comunicador. A diretora do Campus, Luciana Benetti, saudou a presença do pesquisador e entregou um mimo a ele.

Pirula cativou a plateia ao compartilhar seus conhecimentos sobre biologia e paleontologia durante o evento, além de falar sobre fake news e pseudociência

Estudantes da Unipampa lotaram a Sala 317 para ouvir as palavras do renomado pesquisador e comunicador, demonstrando grande interesse nas suas explanações

Pirula elogia consciência dos gaúchos em relação à valorização da paleontologia
Pirula, que realizou sua primeira visita ao Rio Grande do Sul, compartilhou com a reportagem sua surpresa diante da conscientização dos gaúchos em relação à valorização da paleontologia e dos sítios arqueológicos existentes no estado. "Vimos o que é feito e é gratificante, porque temos comunidades que valorizaram a paleontologia, seja na preservação das áreas, uso turístico disso e apoio aos trabalhos das universidades", salientou. O pesquisador ressaltou que, atualmente, a disseminação de notícias falsas e questionamentos à ciência nas redes sociais tornou-se um desafio, levando-o a utilizar essas plataformas para fornecer conhecimento e desmentir informações enganosas.

Pirula revelou expectativas para o encontro com os estudantes
Antes da palestra, Pirula concedeu uma entrevista exclusiva à equipe de reportagem. Questionado sobre os temas abordados no evento, ele respondeu: "Vou perguntar às pessoas do que elas gostariam de saber e falar sobre o que for necessário. Geralmente, abordo os assuntos que as pessoas mais apreciam. Como será um encontro curto, não poderei me prolongar por muito tempo. No entanto, acredito que os temas estarão sempre relacionados ao propósito da minha vinda aqui, que é auxiliar a Unipampa com o trabalho em colaboração com a equipe de Harvard. Acredito que as conversas acabarão direcionando-se para essa temática, já que sou conhecido por me expressar bastante".

Ao ser questionado sobre como lidou com a tentativa de descrédito da ciência e o enfrentamento da pandemia, bem como as fake news, Pirula compartilhou sua experiência pessoal. Ele enfatizou que, assim como todos, passou esse período em casa e tentou dar o exemplo, divulgando informações embasadas. O biólogo ressaltou a importância de adaptar-se às novas descobertas e compreensões sobre a doença, enfatizando a necessidade de seguir as normas e recomendações científicas.

Pirula salientou seu esforço em dar voz a profissionais de saúde e especialistas na área, além de compartilhar seu conhecimento sobre fósseis, sua especialidade. Ele acredita que será preciso esperar alguns anos para avaliar as consequências desse período e as consequências da disseminação de desinformação, mas afirmou que fez o que estava ao seu alcance para combater a disseminação de notícias falsas.

Estudantes da Unipampa se engajaram na palestra de Pirula, fazendo perguntas e contribuindo com suas perspectivas, enriquecendo o debate

Pesquisador ainda recebeu um brinde da diretora do Campus, Luciana Benetti

Reconstrução dos objetivos dos canais de Pirula pós-pandemia
Pirula afirmou que, após a pandemia, vem reconstruindo os objetivos de seus canais. Por enquanto, ele foca em falar sobre sua área de expertise, que abrange a biologia e a paleontologia. Quanto à estratégia para desmistificar fake news e pseudociência, o biólogo destacou que cada pessoa precisa adaptar sua abordagem de acordo com o público com o qual trabalha.

Perguntas dos estudantes e fotos com o palestrante encerram o evento
Durante a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas a Pirula, enriquecendo ainda mais o diálogo e a troca de conhecimentos. Após o término da conversa, muitos alunos aproveitaram para tirar fotos com o renomado pesquisador e youtuber, registrando esse momento especial.

O encontro "Conversa com Pirula" na Unipampa São Gabriel foi um sucesso, proporcionando aos estudantes a oportunidade de interagir com uma personalidade reconhecida na ciência e nas redes sociais, além de promover o compartilhamento de informações e o combate às fake news. O Pet BIO e o Laboratório de Paleobiologia da Unipampa São Gabriel, além da direção do Campus, agradeceram a todos que prestigiaram o evento. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 29/05/2023 18h56
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.