Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

24 abril 2023

CAMINHADA DA FÉ | Procissão de São Jorge reúne mais de 600 pessoas em São Gabriel

Caminhada de fé: Procissão de São Jorge reúne fiéis em São Gabriel após dois anos de pausa (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Na noite deste domingo, 23 de abril, a cidade de São Gabriel foi palco da tradicional procissão em homenagem a São Jorge, realizada pelo Centro de Umbanda Cabana do Pai Xangô e Oxum e Ilê Asé de Sangó e Osalá. Após dois anos em formato de carreata devido às medidas sanitárias de distanciamento impostas pela pandemia de COVID-19, a caminhada a pé foi retomada.

A procissão, que ocorre há mais de 50 anos e é evento oficial do município desde 2015, reuniu um grande público, com estimativas de cerca de 600 pessoas participando e prestando suas homenagens ao santo guerreiro, que é também Ogum na umbanda. Integrantes de vários terreiros da cidade também marcaram presença.

Celebração religiosa reuniu mais de 600 pessoas em São Gabriel na retomada da procissão a pé

Integrantes de diversos terreiros de São Gabriel participaram da procissão em homenagem a São Jorge, também conhecido na umbanda como Ogum

Emocionante caminhada de fé percorre as principais ruas de São Gabriel em homenagem ao santo guerreiro/orixá

O trajeto percorreu as principais ruas de São Gabriel, passando pela Praça Fernando Abbott, até retornar ao Centro de Umbanda, localizado na rua Barão do Cambaí. Durante o percurso, várias pessoas pararam para saudar o santo, anunciado com toques de clarim por Vando Mello, mais conhecido como Vandinho do Olodum.

Mãe Áurea de Oxalá, responsável pela organização da procissão, agradeceu a participação da comunidade e ressaltou a importância do evento para a religiosidade e a cultura da cidade. Além disso, durante o dia, alimentos foram arrecadados para ajudar famílias carentes da região.

A tradição da procissão de São Jorge em São Gabriel remonta a muitos anos, e é um evento esperado com grande entusiasmo pela comunidade religiosa local. A retomada da caminhada a pé neste ano foi vista como um sinal de esperança e renovação após um período difícil de isolamento e incertezas.

ORIGEM DA CRENÇA
Segundo a história, São Jorge foi um soldado romano que serviu ao imperador Diocleciano, e que virou padre e mártir cristão. Ele teria nascido na Capadócia (Turquia), e quando o imperador ordenou a morte de cristãos, ele se negou por ter se convertido ao catolicismo, sendo torturado até ser morto.

A lenda do cavaleiro contra o dragão - e a imagem que representa o santo oficialmente - surgiu de histórias das Cruzadas, quando após se tornar adulto e participar de batalhas contra os sarracenos, ele partiu para a cidade de Syelen, na Líbia. Lá, um eremita relatou que um dragão estava assolando a região, sendo que para se acalmar, jovens mulheres eram oferecidas para sacrifício.

Só havia restado uma jovem: Sabra, a filha do rei, que seria sacrificada ao dragão ou dada em casamento ao valente que matasse a besta. E foi o que aconteceu, Jorge matou o dragão com sua lança e salva Sabra, se tornando esposo dela.

Na Umbanda, São Jorge é Ogum e tem relação com a lua, onde suas manchas vistas da Terra aparentam ser São Jorge matando o dragão em noite de lua cheia. Pela mitologia ioruba, Ogum é o orixá ferreiro, senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia, considerado um dos mais poderosos orixás. A cultura é mais constante no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, além da Bahia, mas lá é sincretizado com Santo Antônio.

É padroeiro das nações de Portugal e Inglaterra, da cidade de Moscou, o estado e a cidade do Rio de Janeiro (onde inclusive é feriado municipal) e da província da Catalunha, na Espanha. Em São Gabriel, a atividade é realizada todos os anos, e é a principal em homenagem ao santo/orixá, sendo também evento oficial do município.


Parte 1

Parte 2

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/04/2023 09h58
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.