Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

02 abril 2023

6º Batalhão de Engenharia de Combate celebra 80 anos de história e legado em missões de segurança nacional e desenvolvimento

Formatura celebrou os 80 anos do 6º BE Cmb, na manhã deste sábado, 1º de abril (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

O 6º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em São Gabriel, celebrou seus 80 anos de fundação com uma formatura militar realizada na manhã de sábado, 1º de abril. O evento contou com a presença de mais de 500 pessoas, incluindo familiares dos militares e o grupo de reservistas conhecido como "Irmãos de Farda", que realizava seu quinto encontro.

A programação iniciou com a foto oficial dos "Irmãos de Farda", em estrutura montada no pátio interno da unidade militar. A solenidade começou com uma apresentação das tropas, seguida da execução do Hino Nacional. O comandante do 6º BE, Tenente-Coronel Rafael Farias, saudou os presentes e ressaltou a importância da unidade na história do Exército brasileiro, assim como o Comandante do 4º Grupamento de Engenharia (4º Gpt E), General de Brigada José Luis Araújo dos Santos.

Solenidade teve presença de autoridades e ex-militares para a data histórica

Celebração também teve o 5º encontro dos "Irmãos de Farda", grupamento de ex-integrantes da unidade com mais de 400 pessoas e seus familiares

O evento também contou com a presença de autoridades locais e regionais, que parabenizaram os militares pelo desempenho na formatura e pelos 80 anos de história da unidade. Abrindo o desfile militar, o grupo "Irmãos de Farda" desfilou com um grande número de participantes e logo após, a tropa da "Caserna de Bravos". 

O 6º Batalhão de Engenharia de Combate é reconhecido pela excelência na formação de militares, bem como pela sua atuação em missões de paz e de apoio à população brasileira em momentos de crise. A formatura militar celebrando seu aniversário de 80 anos é um marco importante na trajetória desta unidade histórica do Exército brasileiro.

Estiveram presentes autoridades como o Coronel Carlos José Sampaio Malan, ex-comandante da unidade; o Secretário Municipal de Segurança, Coronel da reserva Vitor Teixeira, ex-subcomandante; e o Coronel da reserva e ex-integrante da unidade Celso Jaloto de Ávila Júnior, produtor rural e proprietário da Estância Luz de São João. 

BREVE HISTÓRICO
Em 1º de abril de 1943, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate foi criado pelo Decreto nº 5.367, com sede em Porto Alegre, com a denominação de 3º Batalhão de Engenharia - 3º BE. A unidade se instalou de forma inicial e provisória no quartel do 1º Batalhão de Engenharia, na cidade de Rio de Janeiro, então Distrito Federal, para iniciar sua organização em pessoal, equipamento e material, em 8 de maio daquele ano.

No dia 25 do mesmo mês, a unidade foi deslocada via ferroviária para Porto Alegre, onde chegou em 2 de junho. A atual denominação foi concedida em 30 de novembro de 1958 e em 31 de outubro de 1968, chegou a São Gabriel para ocupar o "Quartel Velho", que foi o aquartelamento do extinto 3º Regimento de Cavalaria Motorizado, o mais antigo do RS. 

Confira a transmissão da solenidade:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/04/2023 16h20 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.