Reunião com moradores do Cerrito, na Grande Catuçaba e arredores, aconteceu na manhã de quarta, 15 de março e ouviu principais reivindicações da comunidade (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7) |
Na última quarta (15), o vereador Kiko Lopes (Patriota) se reuniu com os moradores da grande Catuçaba, interior de São Gabriel, para ouvir reivindicações do homem e mulher do campo. As queixas, ouvidas em reunião no Salão da Comunidade Católica Santa Bárbara, no Cerrito, se concentraram na escassez dos serviços do transporte coletivo rural, além das condições das estradas e também da falta de sinal de telefonia celular e internet.
Na ocasião, esteve presente junto com o vereador o proprietário da empresa provedora de internet, Luiz Antônio Vizzotto, que colheu as reinvidicações dos moradores a respeito de possibilidades de implantação de uma antena de internet wi-fi na localidade. Cerca de 50 pessoas se fizeram presentes ao encontro. "A gente quer ouvir os moradores para buscar soluções para estes problemas, ir nas secretarias responsáveis e cobrar porque sabemos das dificuldades que a população passa", frisou o parlamentar.
Junto com Kiko, o empresário da Vip Turbo, Luiz Vizzotto, esteve presente a respeito de solicitações de internet no local; região ainda sofre com precariedade de sinal de celular |
Reivindicações versaram também sobre estradas e serviço do transporte coletivo rural, que está precário na região e teve licitação suspensa pela justiça |
No encontro, também se fez presente a liderança da região, Sidinei Mozzaquatro, que destacou o trabalho do parlamentar em prol dos moradores do campo e também reforçou sobre o problema do transporte coletivo, que atualmente atenderia a região apenas uma vez por semana.
Vários moradores manifestaram seu descontentamento. A moradora do Pavão, Odete Freitas da Costa, frisou a interferência que os problemas das linhas de ônibus causam na saúde. "Está horrível, ônibus só a cada oito dias. Tenho exames que preciso fazer e como não tem ônibus mais frequentemente, tenho de adiar", lamentou.
A moradora Núbia Andrade Proença reforçou os problemas causados pela falta de ônibus. "Precisamos de ônibus e de estrada, que estão horríveis", afirmou. José Dilmar Vargas França lamentou também este mesmo problema. "Eles (empresas) pegam um ônibus pequeno e enchem de gente e ainda ficam pessoas na cidade. Alguns, ainda vão de pé. Estão fazendo o que querem na linha de ônibus", enfatizou.
O morador do Cerrito, Antônio Luiz Siqueira Proença, também destacou a dificuldade para consultas médicas que não podem ser realizadas por falta do transporte rural. "Nosso ônibus é uma vez por semana. Aí vai quarta, por exemplo, e se só tem médico terça, como fazer?", destacou Antônio que pediu atenção urgente por parte do vereador Kiko.
O vereador Kiko Lopes ouviu os pleitos dos moradores e informou que estará nos próximos dias, entrando em contato com os responsáveis afim de buscar uma solução para os problemas relatados. Kiko e Vizzotto também foram verificar possíveis locais para a implantação de antena de internet, que registrou o interesse de cerca de 18 famílias.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 19/03/2023 20h01
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com