Colégio da Urcamp, que funciona juntamente com o Ensino Superior no campus da Avenida Antônio Trilha, completa 35 anos nesta terça-feira, 14 de março (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7) |
Uma das mais antigas escolas da Urcamp completa nesta terça-feira (14), 35 anos de fundação. O Colégio da Urcamp celebrará a data na quarta-feira, 15 de março, com um coquetel a partir das 16h e a recordação da sua história em prol da educação local, tanto no Ensino Médio quanto no Técnico de Enfermagem, este que retomará suas atividades no segundo semestre de 2023.
BREVE HISTÓRICO
A história do Colégio começou em 1988, com a fundação da então Escola de 2º Grau Rolino Leonardo Vieira, em homenagem ao benemérito que doou à Fundação Educacional de São Gabriel, dois terrenos e uma casa para que ali fosse construído o prédio das Faculdades que passou a abrigar, também, a partir da data acima referida, a Escola de 2º grau, no antigo prédio da Barão do Cambay. Também era conhecido como "Rolino", por abrigar muitos alunos que hoje virariam empresários e personalidades da comunidade gabrielense.
A autorização para seu funcionamento foi expedida pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEED) em portaria expedida em 8 de março de 1988. Em 1993, aconteceu a transferência da manutenção da Escola Rolino Leonardo Vieira para a Fundação Áttila Taborda, passando a ser Escola de 2º Grau da Urcamp e na época, autorizava o funcionamento da habilitação de Técnico em Processamento de Dados. Em 2011, o Colégio se mudou para o Campus III, na Avenida Antônio Trilha.
Em 1995, foi autorizado pelo CEED pelo prazo de cinco anos, o funcionamento do Curso de Qualificação Profissional de Auxiliar de Enfermagem e no ano de 2000, o funcionamento do Curso Técnico de Enfermagem. A partir de 29 de dezembro do mesmo ano, passou a se chamar Colégio da Urcamp.
O Colégio funciona no mesmo prédio do Ensino Superior, situado na Avenida Antônio Trilha, 792 e desde 2016, tem como diretora a professora Marta Menezes Dias, que conta com o suporte do gestor do Campus local, professor José Larri de Freitas Pinto.
Atualmente o corpo docente e funcionários é composto por: Adilson Leones Godoi de Carvalho, Adriano Saldanha Teixeira, Alice Lemos Costa, Claudia Del’Olmo Sores, Jaqueline Miranda Pinto, Jussara da Silva Pereira, Lidiane Raymundo Silveira, Marcelo Peres do Prado, Rafaela Valentini Salgado, Deonara Luisa Nunes Costa Machado, Silvio Renato Freitas e Sonia Catarina Soares Lederhans.
O Colégio registra excelentes índices de aprovações em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 14/03/2023 10h20
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com