30ª Fenadoce - Garanta seu ingresso

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Inverno Peruzzo - Desfrute com todos os sentidos

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

30ª Fenadoce - Garanta seu ingresso

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Inverno Peruzzo - Desfrute com todos os sentidos

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

14 fevereiro 2023

Política | Ano Legislativo em São Gabriel inicia com a rejeição do veto do Executivo à redução de taxa de esgoto

Sessões legislativas foram reiniciadas nesta terça-feira e principal debate foi a votação do veto do Executivo ao projeto que estabelecia teto para redução da taxa de esgoto, derrubada por 8 votos a 6 (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta terça-feira (14), a Câmara de Vereadores de São Gabriel deu início ao Ano Legislativo de 2023 após dois meses de recesso e o principal debate foi em torno da apreciação do veto do Prefeito Municipal ao projeto de lei nº 117/2022, que autoriza o Poder Executivo a estipular um teto máximo para cobrança da tarifa de esgoto nos percentuais de 20% sobre o consumo de água tratada para residências e de 30% (trinta por cento) sobre o consumo de água tratada para estabelecimentos comerciais, industriais, instituições e órgãos públicos, no município de São Gabriel. O veto foi derrubado por oito votos a seis. 

O projeto, de autoria dos vereadores Maria Luiza Bragança, Janaína França, Márllon Maciel e Carlos Alberto Lanes e emendado pelos vereadores Elson Teixeira, Rodrigo Cardoso e Raniere Moreira, tinha sido vetado em 2022 por que a Prefeitura alegava que os tetos propostos poderiam causar desequilíbrio econômico-financeiro à empresa concessionária, com prejuízo à prestação do serviço. A taxa atualmente é de 80%. 

Votaram contra o veto os vereadores Cacaio, Malu, Kiko Lopes, Jana França (PATRIOTA), Márllon (PP), Raniere (UB), Rodrigo (PSD) e Elson (PL). Votaram a favor da manutenção do veto os vereadores Claudiomiro Borges, JJ Barcellos (PL), Vagner Aloy (Maninho, PSDB), Pepeca Bertazzo, Írio Rodrigues e Sildo Cabreira (PDT), com a alegação de que seria inviável propor esta taxa sob o risco de ser uma promessa que não poderia ser cumprida. 

Como a proposta é autorizativa ela não obriga a prefeitura a adotar a medida, mas abre a possibilidade de implantação do novo percentual. Juntamente ao projeto tinha sido aprovada uma Emenda Aditiva isentando da tarifa os locais que não forem alcançados pela rede de esgoto, aqueles em que não haja possibilidade de uso da rede instalada, residências dos consumidores que comprovarem possuir baixa renda e sedes de instituições reconhecidas como de utilidade pública ou filantrópicas.

A votação repercutiu nas redes sociais, onde os gabrielenses queriam principalmente saber sobre os votos e cobrar ou parabenizar os parlamentares pelas decisões. O Poder Legislativo terá mais duas sessões nesta semana, na quarta e quinta-feira, 15 e 16 de fevereiro às 10 horas, antecipando a sessão de quinta e da próxima terça, que é feriado de Carnaval. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/02/2023 16h55
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.