Após anos de luta pela vida, Aisha Saldanha faleceu nesta terça-feira, 28 de fevereiro (foto divulgação) |
Foco de uma campanha solidária que ocorreu de forma intensa entre 2016 e 2018, a vida breve de Aisha Saldanha de Souza, 7 anos, portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME), chegou ao fim nesta terça-feira, 28 de fevereiro. A triste notícia foi dada pela avó, Carmem Saldanha, nas redes sociais.
"E com grande pesar que comunicamos o falecimento de nossa amada e sempre querida Aisha", postou Carmem por volta das 8h41 desta terça-feira. Desde o nascimento, a luta dos familiares para o tratamento da AME, que é uma doença degenerativa de origem genética, caracterizada pela atrofia muscular secundária à degeneração de neurónios motores localizados no corno anterior da medula, foi intensa, por meio da campanha "Hope for Aisha - Todos pela Aisha", com várias promoções que vinham a arrecadar recursos para o tratamento, onde a comunidade gabrielense sempre atendia o chamado. Vários shows e eventos sempre tiveram arrecadação em prol da campanha, além das caixinhas espalhadas pelo comércio.
Essa doença causa a fraqueza e atrofia muscular com prejuízo de movimentos voluntários como segurar a cabeça, sentar e andar. Ela tinha tido alta em 2022, onde estaria realizando tratamento home care em casa. Sua luta foi percursora para vários casos de AME registrados no Brasil e a busca da incorporação dos tratamentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e planos, além da aprovação do medicamento especializado no país, o Zolgensma. Ainda não há informações sobre despedidas e sepultamento.
Aisha deixa os pais Gabrieli e Matheus, avôs, avós e demais familiares. À família, nossos sentimentos e que este anjo possa ter o descanso e o socorro necessário na nova jornada.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 28/02/2023 09h37
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com