Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

05 fevereiro 2023

Começa neste domingo a Semana de Sepé Tiaraju em São Gabriel

Semana de Sepé começa neste domingo, 5 de fevereiro, com palestras na Câmara de Vereadores, acampamento no Parque Tradicionalista e místicas e reflexão na Sanga da Bica, esta marcada para a terça-feira, 7, data da morte do líder indígena (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)

Neste domingo, 5 de fevereiro, começam as atividades da Semana de Sepé Tiaraju, para lembrar os 267 anos da morte do líder missioneiro que tombou em São Gabriel. Um painel temático histórico e cultural será realizado a partir das 16h na Câmara Municipal de Vereadores, além de uma série de atividades até 7 de fevereiro, data da morte de Sepé na Sanga da Bica.

As atividades estão sendo realizadas pelo Movimento Sepé Tiaraju, a cargo do cacique Natalino dos Santos, com apoio da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) por meio do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) Oxalá Sepé, Prefeitura de São Gabriel, Coletivo Vivenciar e Centro Xamânico de São Gabriel. As palestras e debates ocorrerão na Câmara de Vereadores, o acampamento no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas e a reflexão e mística, na Sanga da Bica. 

O evento tem como objetivo, dentro da homenagem a memória de Sepé Tiaraju, propiciar oportunidades para o diálogo, a troca de conhecimentos e a discussão sobre políticas públicas para as comunidades indígenas, ainda mais em discussão com o drama vivenciado pelos yanomami. Confira a programação:

05/02 - Domingo
16h - Evento de abertura da Semana de Sepé
Credenciamento no local até 17h
17h30 - Abertura oficial
18h05 - Apresentação artística e musical com Martin Coplas
18h30 - "Projeto de Arqueologia em Área Missioneira", com a arquiteta Raquel Reck
19h15 - Debate
Local: Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel

06/02 - Segunda-feira
17h - "Memória e Patrimônio", com os professores Júlio Quevedo dos Santos (UFSM) e Janine Dorneles Pereira (SEME)
Local: Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel

07/02 - Terça-feira
08h30 - Mística e reflexão coletiva sobre a memória material e imaterial de Sepé
Local: Sanga da Bica (Rua Juca Tigre)
10h30 - Solenidade de apresentação da proposição da aldeia Guarani em São Gabriel
Local: Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel
Tarde - Atividades livres

SAIBA MAIS
Nascido por volta de 1723 em São Luís Gonzaga, Sepé é reconhecido como herói guarani missioneiro rio-grandense e herói da pátria brasileira, por ter defendido a dignidade do povo brasileiro até a sua morte. Tiaraju foi um guerreiro indígena brasileiro, considerado santo popular e declarado "herói guarani missioneiro rio-grandense" por lei. 

Chefe indígena dos Sete Povos das Missões, liderou uma rebelião contra o Tratado de Madri. Sepé é, historicamente, conhecido por ter resistido aos ataques militares espanhóis e portugueses do período colonial. Foi morto em 7 de fevereiro de 1756, nas proximidades da Sanga da Bica, onde seu cavalo teria pisado em um buraco e o derrubou; ao levantar, foi golpeado com uma lança por um soldado português e após, o espanhol Joaquim Viana deu-lhe um tiro mortal com uma pistola.

Em 2006, uma série de atividades lembrou os 250 anos da morte de Sepé na Sanga da Bica, com shows e palestras, além de um espetáculo cênico no local. O evento, que teve apoio do Governo Federal, marcou a entrada pela primeira vez do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) na cidade. No Parque Tradicionalista, movimentos sociais se hospedaram no local. 

No dia 21 de setembro de 2009, foi publicada a Lei Federal 12.032/09, que traz em seu artigo 1º o texto "Em comemoração aos 250 (duzentos e cinquenta) anos da morte de Sepé Tiaraju, será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia, o nome de José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense." Como homenagem ao heroísmo e à coragem de Sepé Tiaraju, a rodovia RS 344 recebeu o seu nome. 

Existe também no Rio Grande do Sul o município de São Sepé, nome que reflete a devoção popular pelo herói indígena. Sepé também é lembrado em monumentos em várias cidades das Missões e aqui na Sanga da Bica, inaugurada em 2015, quando mais de 200 indígenas compareceram às comemorações na época. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/02/2023 11h17 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.