Sem poder ser realizada plenamente desde 2020, a Homenagem a Iemanjá será retomada neste ano de 2023, na noite de 1º de fevereiro, quarta-feira, a partir das 20h30, no largo do Rio Vacacaí, junto a ponte que liga o Bairro Mato Grosso com o Bom Fim. A programação terá os festejos na íntegra e é realizada pela AUNEAFRO e o Conselho dos Povos de Terreiro de São Gabriel, com apoio da Prefeitura e Poder Legislativo.
De acordo com Homero Costa (Pai Homero), coordenador do Conselho que faz parte da organização junto com Ronaldo Davila (AUNEAFRO) e a Yalorixá Tainara D'Yemanjá, o evento é retomado em sua plenitude. A programação iniciará com carreata saindo às 20h45 da Praça Fernando Abbott até a Praia da Alegria, no final da Rua Barão de São Gabriel, na Vila Maria, onde terá início a procissão fluvial, que deverá chegar pelas 21 horas no largo do Rio. A abertura oficial deverá estar prevista para às 21h10.
A carreata terá o seguinte trajeto: sai da Praça Fernando Abbott, percorrerá as ruas General Mallet, Mascarenhas de Moraes, João Manoel, Duque de Caxias, Francisco Leivas e Barão de São Gabriel até a Praia da Alegria, onde se embarcará a imagem nos barcos.
Quem quiser fazer doações para apoiar o evento com a compra das melancias, pode fazer e elas estarão com valor de 6 reais cada para o dia. Os contatos e informações devem ser feitos nos fones (55) 996270116, com Pai Homero, 997046913 (Tainara) e 999129475 (Ronaldo). A homenagem é realizada na 23ª edição, depois de duas edições interrompidas devido à pandemia de covid-19.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 30/01/2023 17h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com