Com aumento dos casos de covid, uso de máscaras em estabelecimentos de saúde volta a ser obrigatório em São Gabriel a partir desta quarta-feira, 28 de dezembro (foto ilustrativa Freepik) |
O prefeito de São Gabriel, Lucas Menezes, assinou nesta terça-feira (28), decreto que determina o uso obrigatório de máscaras em Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias, consultórios (sejam eles públicos ou privados) e Pronto Atendimento 24 Horas. A medida, que valerá a partir da meia-noite desta quarta-feira, 28 de dezembro, é necessária por causa do aumento de casos de covid-19 no município.
A nova medida está embasada no relatório da Secretaria Municipal da Saúde referente aos dados da Covid-19 em São Gabriel, considerando a proteção dos funcionários e usuários, já que são locais que atendem gestantes, crianças e idosos.
No último boletim semanal, divulgado na sexta passada, São Gabriel tinha 169 casos ativos, com oito pacientes hospitalizados e 161 em tratamento domiciliar; outras 50 pessoas estavam entre os casos suspeitos. Somente na segunda-feira (26), foram 85 novos casos oficializados. Em menos de 15 dias, depois de ficar quase dois meses sem registrar óbitos, foram contabilizadas duas mortes.
A Secretaria também recomenda o uso de máscaras para idosos, imunossuprimidos e pessoas com sintomas gripais, quando saírem em vias públicas, em qualquer ambiente. Segundo a secretária Kátia Raposo, a prevenção continua sendo através da vacina. Havendo suspeita, é importante que paciente faça a testagem e utilize máscara até obter o resultado.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Prefeitura de São Gabriel
Data: 27/12/2022 17h38
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com