Palácio Plácido de Castro completou nesta quarta, 100 anos de sua inauguração; solenidade especial para marcar a data está prevista para esta quarta, 16 de novembro, às 19h (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Nesta quarta-feira, 16 de novembro, a Prefeitura de São Gabriel realizará uma solenidade especial para marcar os 100 anos do Palácio Plácido de Castro, inaugurado em 15 de novembro de 1922. O evento, que acontece a partir das 19 horas no hall de entrada do Palácio, terá apresentações do Coral Municipal e demais homenagens.

Sua estrutura foi construída no estilo arquitetônico neoclássico, com influência positivista e a sua abóbada central foi inspirada no Capitólio dos Estados Unidos, que é a sede do Congresso Americano. A estrutura foi preservada e está prevista uma reforma para 2023. “O Plácido de Castro é motivo de orgulho para os moradores de São Gabriel. Uma demonstração de respeito às nossas origens. Aqui, são tomadas decisões que impactam na vida de todos os moradores, algo que só aumenta a responsabilidade de quem o ocupa”, comenta o prefeito Lucas Menezes, curiosamente o segundo mais jovem a ocupar o gabinete principal do palácio.

Segundo o pesquisador Beraldo Figueiredo, filho do historiador Osório Sant’Ana Figueiredo, a obra de construção teve início em 1918 e foi inaugurada 15 de novembro de 1922, sendo efetivamente concluída dois anos depois, em 1924. As obras iniciaram no primeiro mandato do intendente Francisco Hermenegildo da Silva e foram concluídas em seu segundo mandato. O engenheiro responsável pela obra foi o alagoano José Sampaio Marques Luz, que mais tarde seria também prefeito da cidade.

O Plácido de Castro deverá passar por obras de revitalização em 2023. O valor previsto para ser investido supera R$ 1 milhão e o processo está em fase de licitação. A cerimônia terá como atração principal o Coral Municipal e a entrada é franca. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 15/11/2022 16h07
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.