Familiares de Oni Nunes alegaram que idosa não receberia atendimento na UBS Independência, o que foi contestado tanto por colaboradores da unidade quanto pela Secretaria da Saúde de São Gabriel (foto Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Uma polêmica aconteceu nesta quinta-feira (17) na Unidade Básica de Saúde do Independência. Os familiares de Oni Silveira Nunes Guedes, 79 anos, solicitaram ajuda para atendimento para sua mãe, que é acamada. A Secretária da Saúde, Kátia Raposo Pereira, informou que a idosa está recebendo a devida assistência e irá conversar com a família sobre o que ainda é necessário, assim como os integrantes da UBS, que salientaram que a idosa recebe o atendimento em casa. 

O filho dela, Jaderson Nunes, argumentou que a equipe do posto não quer mais atender ela e que nem os curativos estariam disponíveis. A própria idosa estava no local trazida por familiares, em uma cadeira de rodas. "A gente quer um curativo e que minha mãe seja atendida, não sabemos porque o de não quererem mais atender ela, ela precisa de um curativo e também de mais assistência", frisou. 

A reportagem esteve no posto e conversou com algumas integrantes, que contestaram as afirmações de Jaderson. "Ele quer atendimento diário, o que não é possível por conta da demanda que atendemos no bairro, atendemos toda a comunidade sem distinção. Inclusive estivemos por lá ontem (quarta) na casa dela. A dona Oni nunca deixou de ser atendida", afirmou uma das profissionais de saúde. 

O que diz a Secretária?
A reportagem ouviu a Secretária da Saúde, Kátia Raposo, no começo da tarde, sobre a questão. Ela explicou não proceder a maioria das queixas sobre o atendimento à idosa, confirmando o falado pelas integrantes da UBS e que uma solução será buscada para resolver o impasse gerado. 

"Entendemos a dor e a aflição do familiar, mas não era necessário expor a idosa principalmente pela fragilidade de sua saúde. Estamos dando todo o suporte à paciente e iremos conversar com a família", afirmando que não iria entrar no mérito de polêmicas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/03/2022 15h53
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.