Evento voltado à valorização da agricultura familiar foi retomado em Rio Pardo, após dois anos de paralisação devido à pandemia com recordes de público e vendas (fotos Marcelo Ribeiro/portal Caderno7)

Após dois anos de pausa devido à pandemia de covid-19, a Expoagro Afubra retornou "com tudo", batendo recordes de público e volume de negócios. A feira foi realizada de 23 a 26 de março no Parque de Eventos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), na localidade de Rincão del Rey, entre Rio Pardo e Santa Cruz do Sul, e o portal Caderno7 acompanhou uma excursão de produtores de São Gabriel e Santa Margarida do Sul, organizada pelos escritórios da Emater/ASCAR de ambos os municípios. 

Segundo a organização do evento, cerca de 180 mil pessoas visitaram o evento, 61% a mais em relação a 2019 e registrou R$ 220 milhões em negócios, um crescimento de 215% em relação ao último ano realizado, marca também inédita. Atendendo a uma antiga demanda de moradores das áreas urbanas da região, o evento foi ampliado para o sábado, dia em que muitos não trabalham e puderam ir até Rio Pardo.

Feira da Agricultura Familiar, que teve ampliação do seu pavilhão, registrou também grande movimento na Expoagro

Voltada à agricultura familiar e considerada o melhor evento para o setor, a Expoagro Afubra teve a participação de cerca de 400 expositores, entre empresas do agronegócio, agroindústria familiar, flores e artesanato, além das entidades representativas do setor,  dentro das medidas de segurança sanitária e prevenção à covid-19 e trouxe a realização de debates em torno da inovação tecnológica, desenvolvimento da agricultura, diversificação e sucessão rural, envolvendo neste cenário o jovem e a mulher e tendo como referência a educação, trabalho, cultura e renda. 

A Emater levou uma comitiva de mais de 40 participantes, entre produtores rurais, integrantes da entidade e imprensa. O evento também registrou a visita de políticos na sexta-feira, como por exemplo, os deputados Edson Brum (MDB, também Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico), Heitor Schuch (PSB), Marcelo Moraes (PTB) e seu pai, o ex-deputado Sérgio Moraes, entre outros. 

O evento, que foi encerrado no sábado (26) teve a realização também do Seminário de Turismo, Fórum de Diversificação, Espaço de Inovação do Agro, Dia do Arroz, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas, lavouras demonstrativas, piscicultura, avicultura colonial, animais ovinos, gado de corte e de leite, aves, quintais orgânicos, hortaliças, usina de biodiesel, área florestal, entre outros.

Confira algumas fotos do que foi o evento clicando aqui. Agradecemos à Emater pelo convite. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/03/2022 18h32 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.