Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

19 janeiro 2022

Inquérito sobre agressão de jovem em quartel de São Gabriel está na Justiça Militar em Bagé

Inquérito sobre agressão a jovem soldado no interior do 6º BE está agora com a auditoria do Superior Tribunal Militar, em Bagé (foto divulgação)

O caso do jovem soldado de 18 anos que foi espancado durante um "pacote" no interior do 6º Batalhão de Engenharia de Combate em julho de 2021, está com a auditoria do Superior Tribunal Militar (STM) na cidade de Bagé, onde o Ministério Público Militar (MPM) pediu mais esclarecimentos à unidade militar para decidir pela denúncia ou não do crime. A reportagem do site entrou em contato tanto com o Batalhão quanto com a 2ª auditoria do STM para saber do andamento atual do caso nesta terça (18).

Segundo o setor de Relações Públicas do 6º BE, o Inquérito Policial Militar (IPM) foi concluído, mas o resultado da sindicância não foi informado pela unidade e encaminhado para o Ministério Público Militar, que solicitou a realização de diligências para solicitar mais esclarecimentos sobre o caso, informou à reportagem o juiz federal Wendell Petrachin Araújo, do STM.

"A Promotoria Militar solicitou mais informações para a unidade militar, para tirar dúvidas, o que pode levar cerca de 20 a 30 dias. Com os dados em mãos, o MPM poderá oferecer denúncia relativa ao crime", explicou o magistrado. A sindicância foi realizada pelo 6º BE, mas o seu resultado não foi informado e encaminhada ao Ministério Público Militar e ao STM para andamento do caso. Em torno de três a quatro militares teriam participado das agressões ao jovem. 

Relembre o caso
Em julho de 2021, um vídeo circulou nas redes sociais com um jovem soldado de 18 anos recebendo agressões conhecidas como "pacote", antiga prática considerada comum entre os soldados mais antigos para "batizar" os novos soldados, no 6º Batalhão de Engenharia de Combate e repercutiu na comunidade e no Estado.

O jovem ficou abalado psicologicamente e teria tentado tirar a própria vida, afirmou a mãe do soldado, que entrou em contato com a reportagem na época. Ela denunciou que o jovem sofreu humilhações psicológicas e agressões físicas. "Meu filho, além de humilhações psicológicas feitas por seus superiores ditas como brincadeiras, também sofreu agressões físicas", lamentou a mulher. 

O vídeo teria sido gravado com um telefone celular por outro militar e mostra o rapaz imobilizado por dois militares e recebendo golpes físicos de um terceiro. Ele ficou com hematomas decorrentes das agressões e também com traumas psicológicos. No vídeo, alguns deles dão risadas. A situação foi descoberta pela família, que exigiu justiça no caso. 

O  6º BE Cmb informou que "tendo tomado conhecimento da denúncia em que um militar veio sofrer agressões no interior do aquartelamento, determinou imediatamente a instauração de um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar os fatos", pontuou.

O Comando da Unidade diz que o Exército Brasileiro ressaltou na época que "não coaduna com atitudes desse tipo e que o militar que sofreu a agressão e sua família estão recebendo toda a atenção e auxílio necessário".

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/01/2022 11h11 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.