Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

19 novembro 2021

Consciência Negra | Memorial em homenagem a Oliveira Silveira é inaugurado em São Gabriel

Memorial que leva o nome de idealizador do Dia da Consciência Negra foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, na Praça Fernando Abbott

Encerrando as comemorações da Semana da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de São Gabriel realizou na manhã desta sexta-feira (19) a inauguração do Memorial "Poeta Oliveira Silveira", na Praça Fernando Abbott, em homenagem ao cinquentenário da Consciência Negra no Rio Grande do Sul. O poeta rosariense, falecido em 2009 e nomeado recentemente Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi um dos lutadores pelas comemorações no Estado.

Inauguração teve a presença de vários convidados na Praça Fernando Abbott

Poeta e filósofo rosariense, morto em 2009, denomina memorial e foi nomeado Doutor Honoris Causa recentemente pela Unipampa, por indicação do NEABI São Gabriel

A iniciativa do memorial foi de autoria dos vereadores Moisés Marques, Pai Moisés (PL) e de Renato Gonçalves Filho, também do PL, por meio da indicação nº 34/2021, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, através do Secretário Rogério Melo. Este leva o nome do poeta rosariense, que foi um dos idealizadores do Dia Nacional da Consciência Negra, há 50 anos, para lembrar a data da morte de Zumbi dos Palmares. 

“Eu queria agradecer o vereador Moisés pelo convite em fazer a indicação desse memorial ao Poder Executivo e dizer que o senhor pode contar comigo sempre que tiver essas atitudes que venham a engrandecer a igualdade e o antirracismo. Agradeço também ao secretário Rogério que nos atendeu prontamente e não mediu esforços para deixarmos marcado aqui na praça Fernando Abbott a luta do povo negro da nossa cidade”, afirmou o vereador Renato.


Vereadores Renato (foto acima) e Moisés salientaram a luta pela igualdade e o combate ao racismo

Secretário Rogério destaca a importância de refletir o que é feito pela igualdade racial na sociedade atual

Fernando salienta a colaboração do povo negro através da história e as dívidas que a sociedade tem

“Este memorial é de todos nós, é de São Gabriel. Ele tem a importância de marcar este cinquentenário, porque ele demarca a luta de tantas pessoas conhecidas e daquelas que morreram anonimamente não reconhecidas pela bandeira que levantaram. Eu sempre digo: não é a bandeira do negro, é a bandeira da humanidade. Com este monumento, nós entregamos um marco na quebra de paradigmas para uma São Gabriel mais justa e mais igualitária”, declarou o vereador Moisés. 

Já o secretário Rogério finalizou dizendo que, “o objetivo desse memorial é nos levar à reflexão. A contribuição do negro para a nossa cultura é incalculável, na música, na dança, na culinária, no vocabulário. Então, nós só temos que agradecer e reverenciar. Esta é uma singela homenagem, não do Legislativo ou do Executivo, mas do povo gabrielense. Eu peço que a cada pessoa que passar por aqui reflita sobre o preconceito, sobre o racismo. O sentimento e a palavra que balizam isso tudo se chama respeito. Respeito mútuo como pessoas, como cidadãos, como seres humanos, pois somos todos iguais independentemente de religião, credo, cor ou raça, somos todos iguais”.

Inauguração do memorial concluiu as comemorações da Semana da Consciência Negra no município

O professor José Fernando dos Santos, que representa a ORAPER (Oficinas Regionais de Análises de Políticas Públicas e Igualdade Racial), salientou a importância do negro na construção da identidade cultural de todos nós e a dívída que temos por conta da imposição da escravidão por muitos anos ao povo negro. "Ainda lutamos para que o povo negro possa ser reconhecido e ter a devida igualdade que merece, resgatando a história de quem colaborou para nossa cultura", frisou. Prestigiaram o ato os vereadores Írio Rodrigues (PDT), Elson Teixeira (PL), Rodrigo Cardoso (PSD), Kiko Lopes (Patriota) e Jana França (Podemos). Representantes de entidades como a ORAPER, Bambas da Orgia e Unipampa também estiveram presentes.

Confira a transmissão do ato, feita pelo site Caderno7:


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/11/2021 14h55 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.