Se a pandemia te atrapalhou, o REFIS te regulariza! Prefeitura de São Gabriel

Assine 200 mega por 99,00 e leve mais 30 mega por 1 pila! CLIQUE AQUI

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Clínica Imuniza - Muito mais do que vacinar, cuidar do seu bem estar - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

O Sicredi Essência faz mais por você!

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

22 agosto 2021

Patronas dos Festejos Farroupilhas local e estadual falam para jovens tradicionalistas

Seminário Cultural das Patronas, realizado neste domingo no CTG Caiboaté para prendas, teve a participação da patrona estadual dos Festejos Farroupilhas, Liliana Cardoso

A Coordenadoria Tradicionalista Municipal (CTM) realizou neste domingo (22), seu primeiro evento aberto segundo os protocolos de prevenção à covid-19. O Seminário Cultural das Patronas reuniu as patronas estadual e local dos Festejos Farroupilhas 2021, Liliana Cardoso e Bárbara Schneider, no CTG Caiboaté, onde abordaram assuntos voltados ao folclore e à participação da mulher no tradicionalismo.

Evento promovido pela CTM, que tem como patroa Catia Cavalheiro, teve como temas o folclore e a história e importância da mulher na cultura gaúcha

Patrona municipal, Bárbara Schneider falou sobre o Dia do Folclore para as prendas presentes em maioria ao CTG Caiboaté

A programação foi aberta por Bárbara, patrona municipal dos Festejos deste ano e 3ª Prenda Adulta do Estado em 2014. Sua palestra versou sobre o Dia do Folclore, que foi comemorado neste domingo, 22 de agosto e seus mitos e lendas, explicando também sobre a origem da erva-mate. Ela desenvolveu uma dinâmica que foi a montagem de um saci em origami (técnica de dobradura de papel japonesa) que foi aplicada pelas prendas presentes.

Após, foi a vez da patrona estadual, Liliana Cardoso, declamadora e campeã de eventos culturais como o ENART e o Rodeio Internacional de Vacaria. Em sua exposição, Liliana, que é a terceira mulher patrona da história dos Festejos e a primeira negra a ser homenageada, destacou a importância da mulher no tradicionalismo, fazendo o paralelo com os 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi e o crescimento da presença feminina na cultura gaúcha, pontuado com a eleição no ano anterior de Gilda Galeazzi como a primeira mulher a presidir o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). 

Liliana destacou que quer que a homenagem que ela recebeu  seja um espaço de diálogo e luta. "Como mulher, tradicionalista e negra, busco inspiração nos Lanceiros Negros e em Anita Garibaldi. São dois ícones da nossa história em torno dos quais refletimos sobre o protagonismo feminino, sobre o Rio Grande que foi construído também pelas mãos dos negros, e que nos levam ao que idealizamos e buscamos, ou seja, uma sociedade com liberdade, igualdade e humanidade, como tão bem está expresso em nossa bandeira", concluiu.

Ao final, ambas as patronas receberam homenagens da CTM e 18ª RT pelas palestras e a colaboração para a cultura gaúcha

Ao final, as patronas foram homenageadas pela CTM com uma cesta de lembranças, entregue pela patronagem, peões e prendas. O evento contabilizou também para o aprendizado cultural das prendas, que se preparam para as Cirandas Estadual e Regional. A patroa Catia Cavalheiro e o capataz Ammar Khatib agradecem a presença de todos no evento, realizado com distanciamento e todos os protocolos de segurança. O coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Marcio D'Ávila, também esteve presente ao encontro. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 22/08/2021 20h39
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.