Emissoras AM de Porto Alegre saíram do ar, ficando na internet ou migrando para o FM (foto reprodução/Google Maps) |
O final de semana no rádio gaúcho teve desligamento geral de várias emissoras no rádio AM (amplitude modulada), dentro da migração para o FM, quem teve planos de fazer isso. Mas há outras que ficaram restritas à internet, sendo captadas somente por apps de rádios ou pelos das redes. As rádios Gaúcha, Farroupilha (Grupo RBS), Princesa, Liberdade e Eldorado (Rede Pampa) deixaram de existir na frequência AM.
No Grupo RBS, as rádios Gaúcha e Farroupilha já tinham tido sua existência no AM com seu fim anunciado há tempo. A Gaúcha agora opera somente no FM 93.7 e nas suas marcas no interior do Estado (Santa Maria, Zona Sul e Serra) além da internet e deverá passar por mudanças na programação. Já a Farroupilha, após 86 anos, deixa de existir no AM, onde operava no prefixo 680 Khz até a noite de sábado, 31 de julho, e fica somente na internet como uma webrádio.
Se tentou uma migração para o FM em 2015, mas que acabou não dando certo por erros de estratégia e a emissora ficou somente no AM em 2018, dando lugar à 92 FM. O comunicador Gugu Streit agora participa do Bom Dia 92 e mantém sua coluna no Diário Gaúcho. A Gaúcha tinha a frequência 600 AM desde 1982, ao trocar de frequência com a Farroupilha, que assumiu os 680 AM.
A Gaúcha se preparou bem para a migração, onde fez a transição da audiência para o FM sem problemas e está há seis anos consolidada como líder de audiência em Porto Alegre e região. Do grupo, somente a CBN continuará no momento em AM, pelo prefixo 1340; se acontecer a migração, a emissora poderá ir para 78.3 FM.
Mas mudanças que não foram anunciadas e surpreendentes, foram de três emissoras da Rede Pampa de Comunicação, as rádios Princesa, Liberdade e Eldorado. Destas, somente a Princesa, que operava no 780 AM, também vira webrádio, somente pela internet. A Liberdade, destinada para a música gaúcha, já tinha migrado para o FM estendido (eFM) neste ano, operando em 83.3 FM e a Eldorado, rádio popular do grupo que estava no 1020 AM (após estar muitos anos no FM), agora está na frequência 104.9, que por muito tempo foi da Liberdade FM.
Este desligamento faz parte do prazo que prevê para quem quisesse solicitar, a migração ao FM, que está sendo feita em todo o País. Muitas das emissoras estão migrando para o chamado eFM (FM estendido), que começa em 76 MHz.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do TudoRádio e RF Radiodifusão
Data: 02/08/2021 16h47
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com