Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

01 maio 2021

Jornalista gabrielense completa 60 anos de profissão em 2021

João Carlos Machado Filho, jornalista gabrielense que apresenta o "Consumidor em Pauta" na TVE, completa neste 1º de maio 60 anos de jornalismo e em atividade (foto divulgação/TVE)

O jornalista gabrielense João Carlos Machado Filho, 79 anos, completará 60 anos de profissão neste ano de 2021 e segue trabalhando com todos os cuidados ao coronavírus. O profissional iniciou sua trajetória na Rádio São Gabriel, em 1961, quando Zenon Figueiró Martins era o gerente e em uma postagem em seu perfil no Facebook, mostrou sua carteira de trabalho, com o primeiro registro, em 1º de maio daquele ano. 

Machadinho, como é conhecido no meio, destacou ao site Caderno7 que continuará trabalhando - ele apresenta o programa Consumidor em Pauta, da TVE RS, de segunda à sexta, às 18h e reprise às 8h15 do dia seguinte. "Tenho um orgulho enorme de ser jornalista. Aliás, tenho muitos jornalistas na família. Comecei em 1961 na ZYO 2 Rádio São Gabriel, que tinha o Zenon Martins como gerente e Osvaldo Nobre como seu principal assessor. Aliás, foi o Osvaldo quem sugeriu que eu usasse o Machado Filho como "nome artístico" Uso até hoje. Sigo em atividade até agora, quando completo 60 anos de jornalismo. Sou apresentador do programa Consumidor em Pauta, da TVE e, se me deixarem, ficarei lá até não dar mais", afirmou. Machadinho recebeu várias felicitações de colegas e amigos. 

Ele já passou por várias emissoras e enquanto a idade permitir, vai seguir trabalhando. Machado Filho passou após a Rádio São Gabriel, Rádio e TV Gaúcha, Farroupilha, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Porto Alegre, TVE, Rádio e TV Difusora, Jornal do Comércio, Zero Hora, Diário de Notícias, entre outros.

Nascido em São Gabriel em 17 de junho de 1941, Machadinho é filho de filho de João Carlos Machado, militar, e Célia Valls Machado e teve mais oito irmãos, onde a maioria deles, curiosamente, tiveram sua letra inicial de nome com "D" - Dilma, Dilmar, Dilmair, Dilamar, Diúma e Dielma, que faleceu com um ano - e depois, viriam os irmãos Dilair e Célia Maria. Após viver no interior onde teve várias histórias marcantes, foi morar em Porto Alegre, onde estudou no Colégio Nossa Senhora da Assunção (atual Marista), sendo presidente do Grêmio Estudantil e orador da turma. "Sempre fui um cara comunicativo e que gostava de falar com as pessoas, de me relacionar bem. Então, acho que isso me levou a ser uma referência naquela época", lembrou em entrevista ao portal Coletiva.net. 

Ao completar 18 anos, retornou para São Gabriel e foi a convite do irmão Dilamar, participar do programa "Um tango, um bolero e uma poesia para você" na Rádio São Gabriel, onde leu um soneto escrito por seu irmão. Após, ouviu do radialista: "Fica por aí". Quando acabou a atração, recebeu o convite que iria mudar tudo: "Tu não queres ser locutor da rádio?". Isso foi no final dos anos 1950. E Machadinho aceitou, é claro. A sua carteira foi assinada por Zenon, que tinha como principal assessor Osvaldo Nobre, que sugeriu para Machadinho que usasse o Machado Filho como "nome artístico", o que segue até hoje. 

Machadinho teve como principal mentor, o irmão, Dilamar, que era radialista, político e sua principal referência. Se tornou jornalista provisionado e adquiriu muita experiência na comunicação, passando por vários veículos da capital e construindo uma carreira prodigiosa e vitoriosa. Por suas mãos, inclusive um grande nome do esporte gaúcho foi revelado: Pedro Ernesto Denardin, quando ele foi até a Farroupilha e junto com o diretor da emissora, Marne Barcelos, testaram o jovem que pedia uma oportunidade.

Machadinho está casado pela segunda vez, com sua esposa Ana Helena há 27 anos e do relacionamento, tem a filha Gabriela, 21 anos. Ainda tem mais dois, Marcelo, cineasta e João Carlos Neto. Neste 1º de maio que se homenageia os trabalhadores, nada mais justo do que homenagear um trabalhador da comunicação que é da Terra dos Marechais. Parabéns! 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/05/2021 12h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.