04 maio 2021

"Comédia na Estrada - Missão BR-290" é nesta quarta-feira em São Gabriel


Comédia na Estrada é um festival itinerante de comédia, que tem como objetivo difundir e divulgar a arte da comédia stand-up pelo Rio Grande do Sul.  Comédia na estrada – Missão 290 é a primeira edição deste festival e, como nome sugere, promoverá apresentações de comediantes por algumas cidades que fazem parte da BR 290. São elas Uruguaiana, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel e Porto Alegre. Além das apresentações artísticas, que contarão com a presença de artistas locais e da capital, oficinas integram a programação do festival.

O elenco de atores e comediantes é formado em sua maioria por mulheres negras (60%), LGBTQIA (20%) e 10% imigrantes. O objetivo é levar a comédia stand-up ao interior e valorizar a produção artística do interior, oferecendo oficinas desses comediantes e convidando humoristas locais.

A comédia stand-up, ou stand-up comedy (comédia em pé em tradução livre), tem origem em bares e pequenos pubs estadunidenses, e era usado como introdução aos shows principais da noite. O comediante, por assim dizer, “abria o show” da banda musical que tocaria durante a noite. Com o tempo, os comediantes começaram a ganhar força, e passaram a ser as atrações principais.

No Brasil, apesar de nomes como Dercy Gonçalves, Zé Vasconcelos, Chico Anysio e Jô Soares, fazerem shows de comédia solos desde meados dos anos 1960, foi no final dos anos 1990 que o Stand-up Comedy começou a tomar força e forma em bares e pequenos teatros de São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, mais precisamente em Porto Alegre, esse movimento é bem mais recente, mas igualmente forte. Hoje contamos com vários grupos e dois bares na região metropolitana - Canoas e POA - focados em apresentações de comédia.

Reconhecendo assim que a capital oferece maior número de artistas deste segmento, foram convidados seis comediantes da capital para integrar o elenco do festival e circular pelo interior do RS. O intuito é estimular o trabalho de artistas locais que tenham vontade de fazer stand-up ou outro tipo de humor e não tenham espaço e/ou oportunidade para isso. Através do festival, artistas do interior podem ter vislumbrar a chance de criar um novo campo de trabalho na sua carreira e agradar ao público que consome a comédia pela internet e fazer desse público um público de comédia ao vivo.

*Este projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/2020;

O festival acontecerá entre os dias 05 e 22 de maio de acordo com o seguinte roteiro:

APRESENTAÇÕES:
São Gabriel: 05/05 –Na Brasa Burger (Gen Mallet 674 – Centro) – 20 horas;
Rosário do Sul: – 06/05 – Pizzaria O Pedaço da Pizza (Rua João Brasil – 1297 – Centro) – 20 horas;
Alegrete:– 07/05 – UK Pizza Burger (Assis Brasil 983 – Cidade Alta) – 21 horas;
Uruguaiana: 08/05 – Vivenda das Artes (Gen Câmara 1403 – Centro) – 20 horas;
Porto Alegre: 15 e 22/05 – Casa de Espetáculos (Visconde do Rio Branco 691 – Moinhos de Vento) – horários a serem definidos;

Em virtude da pandemia, as oficinas serão gratuitas e realizadas através de plataforma virtual. Por essa razão, pedimos aos interessados que preencham um formulário de inscrição (https://bityli.com/f5bs2) para que possamos organizar as datas e a plataforma de realização. A oficina será no dia 12 de maio. 

As apresentações acontecerão de acordo às regras vigentes de distanciamento controlado e aos protocolos de retomada do setor, sendo gravadas e transmitidas pela internet, no perfil do Instagram @comedianaestradabr290 em um modelo híbrido de festival. Em São Gabriel, Rosário do Sul e Alegrete, o valor do ingresso é couvert artístico espontâneo (valor revertido para causas sociais da cidade). Em Porto Alegre e Uruguaiana, doação de alimentos.

Reportagem: Gustavo Saul/Comica/Especial C7
Data: 04/05/2021 18h38
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.