11 março 2021

Recrutas incorporados em São Gabriel apresentaram resultado positivo para covid-19

9º RCB registrou casos positivados de militares que ingressaram na unidade neste ano (foto divulgação)

No último dia 1º de março, as unidades militares de São Gabriel - 9º Regimento de Cavalaria Blindado, 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada e 6º Batalhão de Engenharia de Combate - realizaram as incorporações dos recrutas que ingressaram neste ano de 2021. Mas em duas delas, foram registrados casos positivos de covid-19 entre os recrutas que ingressaram nas unidades. 

A informação chegou por leitores do site e denúncias de familiares dos soldados que chegaram à nossa reportagem. Por parte do 9º Regimento de Cavalaria Blindado, o comandante da unidade, Tenente-Coronel Adriano Souza Dias emitiu nota oficial, confirmando que dos 205 recrutas que ingressaram neste ano e fizeram testes, cinco destes tiveram positivo para covid-19 e receberam o acompanhamento e suporte médico. 

O comandante do Regimento informou que todos os cuidados estão sendo tomados por conta da pandemia, realizando triagem, testes e constante higenização e desinfecção das instalações da unidade militar, assim como suporte a militares que apresentarem sintomas. 

Na 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, a informação é que também foram registrados militares positivados e buscamos junto ao RP (Relações Públicas) da unidade, onde de 58 recrutas, quatro deles foram positivados com covid-19, sendo isolados e tratados medicamente. Em relação ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate, segundo o RP, nenhum caso foi registrado e "está tudo sob controle". 

Confira nota emitida pelo 9º RCB, sendo que o protocolo foi também o mesmo da 13ª Cia Com Mec:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezada imprensa e população Gabrielense
No dia 1º de março realizou-se, em todo o Exército Brasileiro, a incorporação dos Conscritos de 2021 (futuros soldados). Para a referida incorporação, muitos cuidados foram tomados por nossas unidades militares, face à situação de Pandemia da COVID 19.
O 9º Regimento de Cavalaria blindado, de São Gabriel, realizou, antes de introduzir os jovens no cotidiano da unidade, a testagem de 205 (duzentos e cinco) recrutas, destes, 5 (cinco) positivaram o teste.
O Regimento adota o protocolo de realizar a triagem em todo o seu efetivo na entrada do aquartelamento e em todas as refeições, buscando, desta forma, identificar e isolar o mais rapidamente possível os militares com suspeita de infecção.
Além disso, as instalações, que englobam alojamentos, locais de refeições e de instrução, são higienizadas e desinfetadas constantemente.
Ressalta-se que todos estão tendo acompanhamento e suporte médico do 9º Regimento de Cavalaria Blindado.
Merece destaque também que os isolados apresentam sintomas leves ou assintomáticos.
Antevendo a possibilidade de ocorrência desta natureza, o Regimento foi inspecionado sanitariamente, por uma equipe multidisciplinar, composta por médico e áreas afins, com o intuito de proporcionar oportunidades de melhoria na área sanitária preventiva à disseminação da COVID 19.
O 9º Regimento de Cavalaria Blindado, com o enorme respeito que tem pela comunidade Gabrielense que lhe acolhe, buscou e buscará sempre zelar pela transparência e pelo cuidado com o seu bem mais caro, o ser humano. Durante este processo, manteremos os familiares dos militares e comunidade informados.
Atenciosamente,

COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 9º REGIMENTO DE CAVALARIA BLINDADO
3ª BRIGADA DE CAVALARIA MECANIZADA
EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/03/2021 15h43
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.