11 fevereiro 2021

Cozinheiros do Bem realiza protesto para retirar blocos do Viaduto da Conceição

Julio Ritta anuncia ato nesta sexta para derrubada de blocos no Viaduto da Conceição, em Porto Alegre (arte de Cris Vector)

A exemplo do realizado pelo padre Júlio Lancelotti em São Paulo, que retirou blocos de concreto de baixo de viadutos na capital paulista, uma ação semelhante ocorrerá nesta sexta-feira (12) em Porto Alegre, a cargo do coletivo Cozinheiros do Bem, liderado por Julio Ritta. A partir das 9h, em um ato simbólico, o coletivo retirará os blocos existentes sob o Viaduto da Conceição, em Porto Alegre e colocará flores, além de entregar cestas básicas para a população de rua do local.

A ação, segundo Ritta, ao mesmo tempo, denuncia a falta de políticas para abrigar os moradores de rua e defende a construção de espaços nos próprios viadutos para tirar milhares de pessoas que hoje dormem nas calçadas. 

"Uma arquitetura agressiva criada para afastar quem se abriga sob os viadutos do Brasil. As marquises de Porto Alegre abrigam mais de 7 mil seres humanos como você e eu que não cabem nas 400 vagas dos albergues que ainda sobraram reduzidas ainda mais com a pandemia. Pedras do concretos criam um disfarce para que não vejamos a realidade. Sugerimos a construção de espaços nos próprios viadutos com uma arquitetura inteligente e acolhedora para que possamos tirar com o mínimo de dignidade milhares de pessoas das calçadas. Isso é a base para que possamos trabalhar o resgate desses mesmos para a sociedade que finge cegueira para o povo 'invisível", afirmou. 

O coletivo quer esta transformação dos espaços visto que os albergues são insuficientes na Capital, bem como a retirada dos blocos por baixo do Viaduto da Conceição, conhecida como "arquitetura hostil", assim como maior atenção aos moradores de rua e povos vulneráveis por parte dos governos. A ação também é espelhada na luta do padre Júlio Lancelotti, maior ativista social que atende a população de rua em São Paulo.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/02/2021 08h19
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.