![]() |
Comunidade não vem respeitando avisos de manter distância do bugio no Pedroso; quem tem que se afastar é o "bicho homem", não ele, que está no seu habitat (foto divulgação) |
Um debate vem ocorrendo nas redes sociais sobre o bugio que vive no Balneário do Pedroso, nesta terça-feira (9). Antes que qualquer questionamento seja feito, uma verdade tem que ser dita: o problema não é o bugio, mas quem está no território dele. O intruso não é o bugio, mas quem está no local que é o habitat. E quem fizer algo contra ele, vai responder por crime ambiental.
O alerta é necessário ser repetido pois o grupo Patinhas e Focinhos está realizando campanha de esclarecimento para proteger o bugio. Já houveram pessoas que "pediram providências para autoridades" mas quem tem que manter distância é o bicho homem, como diziam antigamente. Embora se negue, o animal é provocado e reage por instinto natural de qualquer ser vivo.
Acionado pelo grupo, o médico veterinário Yuri Ramos alerta que as pessoas não cheguem perto do Bugio, mantenham uma distância mínima de 10 metros, não o alimente e que respeite o espaço do animal para que não ocorram acidentes, pois ele pode se tornar agressivo.
Mais uma vez, repetimos: não chegue perto do bugio, mesmo que de forma inocente, pois ele vai reagir por se sentir ameaçado, o que é natural da lei da natureza. E quem fizer algo contra ele, vai responder por crime ambiental. Nós é que invadimos seu espaço, não o contrário.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 10/02/2021 10h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com