07 janeiro 2021

Governo do RS deve anunciar volta das aulas em 8 de março, com 50% dos alunos em sala de aula

Governo gaúcho quer retomar as aulas em 8 de março, com 50% de ocupação e de forma escalonada (foto ilustrativa)

O calendário do Ano Letivo de 2021 está definido, embora ainda não anunciado oficialmente. As aulas deverão começar em três etapas, sendo a primeira em 8 de março para os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) e depois para os demais níveis do Fundamental e Médio, presenciais e com ocupação de 50% das salas, o que exigirá de cada escola a elaboração de um plano de escalonamento. A informação foi divulgada pela colunista Rosane de Oliveira, do portal GaúchaZH.

O retorno seria completado no dia 11, quando voltam os alunos do 6º ao 9º ano, e, no dia 15, os do Ensino Médio e Técnico. As escolas da rede estadual tem até 31 de janeiro para encerrar o ano letivo de 2020. As escolas terão de encaminhar à Secretaria Estadual da Educação (Seduc) relatórios detalhados do conteúdo oferecido ao longo do ano, nas aulas em modo remoto e da situação dos alunos para que seja possível preparar um plano de recuperação, com foco em português e matemática.

O governo gaúcho garante que terá professores, servidores e equipamentos de proteção individual para alunos e professores. De acordo com o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, 98% das escolas já receberam os equipamentos de proteção individual e o material de higiene e limpeza, um investimento de R$ 16,5 milhões, em quantidade suficiente para os primeiros três meses do ano. "Já perdemos tempo demais. Não podemos ficar mais tempo com as crianças em casa. Depois de 10 meses, muitos alunos estão desmotivados e precisamos recuperar o tempo perdido", disse o Secretário. 

A informação é de que no mês de fevereiro todas as escolas permanecerão fechadas. A Seduc optou por dar férias coletivas aos professores e servidores, que retornarão no início de março para preparar a volta às aulas. Cada colégio definirá como dividir as turmas para que a ocupação das salas de aula seja de no máximo 50%. É possível que uma turma tenha aula presencial em uma semana e remota na outra ou que seja em dias alternados.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de GaúchaZH 
Data: 07/01/2020 09h31
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.