11 dezembro 2020

São Gabriel de luto: morre o Professor Pelé

Desportista que acreditava no esporte como ação social, professor Pelé morreu nesta sexta-feira, enlutando à comunidade (foto arquivo C7)

Morreu nesta madrugada de sexta (11), o professor e militar da reserva Luiz Celcio Araújo, conhecido carinhosamente como Professor Pelé, que vinha se tratando de um câncer. Pelé foi um dos mais conceituados e queridos professores de várias modalidades esportivas, como atletismo e basquete, formando uma legião de amigos e admiradores. 

Natural de Caçapava do Sul, Pelé era sargento aposentado do Exército (serviu na 13ª Companhia de Comunicações) e formado em Educação Física pela Urcamp de Bagé, em 1990. Sua relação com o XV de Novembro foi desde a juventude, onde ele se formou e trabalhou também. Também foi um apaixonado pelo Carnaval, onde era fervoroso sócio do Bloco Leão de Ouro. 

No ano passado, Pelé foi homenageado na 32ª JINCOP, com a denominação do troféu de atletismo e também uma homenagem da Prefeitura, Educação, ex-alunos e amigos no Chiappettão

Durante o período escolar, sempre participou como atleta das equipes esportivas, envolvimento que permaneceu mesmo depois de formado, quando passou a ser instrutor de várias modalidades, principalmente atletismo e basquete. Desde então, nunca mais parou de treinar os times do colégio.

Ele treinava também os alunos no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, sempre sendo ligado ao atletismo e basquete. Desenvolvia também projetos sociais e uma escolinha onde ensinava gratuitamente aos alunos a prática do esporte. Treinou as equipes do XV até o último ano, mesmo com a descoberta do câncer, nunca perdeu o otimismo e o sorriso inesquecível. 

No ano passado, Pelé foi homenageado na 32ª JINCOP, com a denominação do Troféu de Atletismo em seu nome e na inauguração das tabelas de basquete do Ginásio Plácido de Castro, ele recebeu uma homenagem da Prefeitura e da Secretaria de Educação de São Gabriel, além da disputa de um jogo festivo entre ex-alunos e amigos do Pelé.

O velório está sendo na Funerária Santa Rita e o sepultamento será às 15h. À família, nossos sentimentos.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/12/2020 09h34
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.