13 dezembro 2020

Rossyr Berny receberá o Prêmio Açorianos de Literatura

Escritor, poeta, jornalista e editor gabrielense Rossyr Berny será homenageado com o Prêmio Açorianos de Literatura na próxima quinta-feira, em Porto Alegre (foto divulgação)

O gabrielense Rossyr Berny, poeta, escritor, jornalista e editor, receberá nesta noite da próxima quinta-feira, 17, a mais importante láurea literária do Rio Grande do Sul, o Prêmio Açorianos de Literatura, pelo conjunto de sua obra que soma 21 títulos, nas áreas da poesia, romance, tradução e biografia. O troféu inicia as comemorações de seus 45 anos de Literatura, tendo começado e 1976, com a publicação do livro Homem-autômato. Seu primeiro poema foi publicado pelo jornal O Imparcial, em 1974, com o título que daria nome ao seu primeiro livro.

Para o próximo ano serão publicadas duas obras inéditas, além de reeditadas suas 21 obras em segundas edições. Igualmente toda sua obra estará em edições digitais disponíveis no Centro de Cultura da PUCRS, Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural para conhecimento e estudos do mundo universitário e em geral. Em 2018 Rossyr Berny entregou seu Acervo literário e documental a Universidade. Ele foi o primeiro patrono da Feira do Livro de São Gabriel. 

O Prêmio Açorianos foi instituído em 1977 pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal da Cultura, Coordenação do Livro e Humanidades. É considerado o maior prêmio literário do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Será transmitido este ano via Facebook, com retransmissão pelo site Caderno7. Nesta semana, falaremos mais sobre a história e obra do ilustre gabrielense. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/12/2020 22h29
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.