06 novembro 2020

Unipampa vai parar por uma semana exames de covid-19


O laboratório do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) fará uma parada de uma semana nos exames RT-PCR de covid-19, de 9 a 13 de novembro e retomará estas atividades em 16 de novembro. A parada, segundo informado pela coordenação do laboratório, é para poder fazer manutenção nos equipamentos e também para ter uma pausa nos profissionais, que vem trabalhando há mais de cinco meses com as análises.

Segundo áudio gravado pelo professor Jeferson Franco, os trabalhos vem sendo realizados ininterruptamente há cinco meses, resultando em mais de 15 mil exames. O período também será para manutenção dos equipamentos usados para os exames, que receberam incrementos e a demanda acabou aumentando.

Segundo informações, a Secretaria Municipal da Saúde estuda alternativas para cobrir o recesso do laboratório. Uma delas é adotar um teste de swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca), habilitado há cerca de 2 meses no Brasil, chamado de covid-19 antígeno. 

Este teria maior precisão para identificar pessoas infectadas, com resultados em até 30 minutos e outro, encaminhar para o Laboratório Central (Lacen) ou para Santa Maria, onde neste caso, os resultados demoram de 4 a 5 dias para a serem divulgados, diferente do que acontece, atualmente, com a Unipampa, com o resultados sendo revelados entre 8 e 24 horas.

Data: 06/11/2020 09h59
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.