O laboratório do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) fará uma parada de uma semana nos exames RT-PCR de covid-19, de 9 a 13 de novembro e retomará estas atividades em 16 de novembro. A parada, segundo informado pela coordenação do laboratório, é para poder fazer manutenção nos equipamentos e também para ter uma pausa nos profissionais, que vem trabalhando há mais de cinco meses com as análises.
Segundo áudio gravado pelo professor Jeferson Franco, os trabalhos vem sendo realizados ininterruptamente há cinco meses, resultando em mais de 15 mil exames. O período também será para manutenção dos equipamentos usados para os exames, que receberam incrementos e a demanda acabou aumentando.
Segundo informações, a Secretaria Municipal da Saúde estuda alternativas para cobrir o recesso do laboratório. Uma delas é adotar um teste de swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca), habilitado há cerca de 2 meses no Brasil, chamado de covid-19 antígeno.
Este teria maior precisão para identificar pessoas infectadas, com resultados em até 30 minutos e outro, encaminhar para o Laboratório Central (Lacen) ou para Santa Maria, onde neste caso, os resultados demoram de 4 a 5 dias para a serem divulgados, diferente do que acontece, atualmente, com a Unipampa, com o resultados sendo revelados entre 8 e 24 horas.
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com