17 novembro 2020

Inteligência artificial gera questionamento sobre mercado de trabalho


Por Linkarme

Uma das maiores preocupações em torno da inteligência artificial se prende com seu potencial impacto no mundo do trabalho. Saiba mais sobre essa questão. Seu banco e seu cassino online a usam. Seu GPS o usa e seu corretor ortográfico também! Falamos, claro, da inteligência artificial (IA). O disseminar dessa tecnologia e a grande variedade de seus usos pode, como todos sabemos, ser muito benéfica para as corporações e para o mundo. Ainda assim, desde que era somente uma ideia sem concretização, a IA tem gerado alguns medos.


Tratando-se de um tipo de tecnologia no qual a máquina simula o raciocínio do humano, ficando dotada, por essa caraterística, de seu próprio tipo de inteligência, existe o temor de que a sua aplicação futura possa levar a máquina a servir de substituto para o humano, colocando em causa postos de trabalho.
A discussão sobre a temática é intensa e existe quem defenda que o lugar da máquina não poderá ser o do profissional, embora vá obrigar a uma requalificação dos funcionários para aprenderem a lidar com essa tecnologia.
Venha saber mais sobre o que se espera do mercado de trabalho com a integração da IA.

As pesquisas fundamentais sobre o tema

Um dos estudos mais interessantes sobre a questão do trabalho e da IA já foi difundido em 2013, pelos pesquisadores Carl Frey e Michael Osbourne. Esses estimavam que 47% dos trabalhos americanos pudessem ser realizados por máquinas inteligentes. Outras pesquisas, no entanto, como as dos estudiosos Arntz, Gregory e Zierahn reduziam esse valor para 9%.

Muitos outros estudos mostraram uma variação intensa dos números, concordando, no entanto, quanto ao fato que a inteligência artificial é importante para solucionar algumas atividades, permitindo soluções automatizadas que permitirão um melhor desempenho de algumas atividades.

Alguns dos benefícios da IA no mercado de trabalho


As vantagens que a inteligência artificial pode levar até ao mundo do trabalho são diversas.
Além de poder melhorar a experiência de utentes e clientes, a IA permitirá que diagnósticos, elaboração de texto, relacionamento com o consumidor e transações financeiras se tornem bem mais simples.
Além disso, todo o processo digital da IA permite também que os setores se tornem mais customizados.

Os maiores riscos da IA no mercado de trabalho

Ainda que uma visão positiva possa e deva ser adotada, é necessário concordar que existem riscos quanto à implementação da IA em alguns setores.
Alguns relatórios indicam que alguns setores, como operadores de máquinas, operadores de atendimento em serviços e trabalhadores da área da manufatura poderão vir, no futuro, a ser substituídos por máquinas. Em alguns setores, como em caixas de supermercado ou portagens, isso já está começando a se manifestar.

A IA na mudança do trabalho

Os mercados de trabalho se adaptam aos temas e é esperado que, com a introdução da IA, se alterem também as principais áreas de formação e execução de atividade.
Será necessário, com essa introdução, uma maior especialização nesse tipo de ferramenta digital e seus potenciais erros, bem como a criação de novos postos técnicos e de investigação sobre a temática.
Também ao nível sociológico, será necessário o desenvolvimento de pesquisa para compreender os impactos sociais e econômicos da introdução da IA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.