Por Linkarme

Uma das maiores preocupações em torno da inteligência artificial se prende com seu potencial impacto no mundo do trabalho. Saiba mais sobre essa questão. Seu banco e seu cassino online a usam. Seu GPS o usa e seu corretor ortográfico também! Falamos, claro, da inteligência artificial (IA). O disseminar dessa tecnologia e a grande variedade de seus usos pode, como todos sabemos, ser muito benéfica para as corporações e para o mundo. Ainda assim, desde que era somente uma ideia sem concretização, a IA tem gerado alguns medos.


Tratando-se de um tipo de tecnologia no qual a máquina simula o raciocínio do humano, ficando dotada, por essa caraterística, de seu próprio tipo de inteligência, existe o temor de que a sua aplicação futura possa levar a máquina a servir de substituto para o humano, colocando em causa postos de trabalho.
A discussão sobre a temática é intensa e existe quem defenda que o lugar da máquina não poderá ser o do profissional, embora vá obrigar a uma requalificação dos funcionários para aprenderem a lidar com essa tecnologia.
Venha saber mais sobre o que se espera do mercado de trabalho com a integração da IA.

As pesquisas fundamentais sobre o tema

Um dos estudos mais interessantes sobre a questão do trabalho e da IA já foi difundido em 2013, pelos pesquisadores Carl Frey e Michael Osbourne. Esses estimavam que 47% dos trabalhos americanos pudessem ser realizados por máquinas inteligentes. Outras pesquisas, no entanto, como as dos estudiosos Arntz, Gregory e Zierahn reduziam esse valor para 9%.

Muitos outros estudos mostraram uma variação intensa dos números, concordando, no entanto, quanto ao fato que a inteligência artificial é importante para solucionar algumas atividades, permitindo soluções automatizadas que permitirão um melhor desempenho de algumas atividades.

Alguns dos benefícios da IA no mercado de trabalho


As vantagens que a inteligência artificial pode levar até ao mundo do trabalho são diversas.
Além de poder melhorar a experiência de utentes e clientes, a IA permitirá que diagnósticos, elaboração de texto, relacionamento com o consumidor e transações financeiras se tornem bem mais simples.
Além disso, todo o processo digital da IA permite também que os setores se tornem mais customizados.

Os maiores riscos da IA no mercado de trabalho

Ainda que uma visão positiva possa e deva ser adotada, é necessário concordar que existem riscos quanto à implementação da IA em alguns setores.
Alguns relatórios indicam que alguns setores, como operadores de máquinas, operadores de atendimento em serviços e trabalhadores da área da manufatura poderão vir, no futuro, a ser substituídos por máquinas. Em alguns setores, como em caixas de supermercado ou portagens, isso já está começando a se manifestar.

A IA na mudança do trabalho

Os mercados de trabalho se adaptam aos temas e é esperado que, com a introdução da IA, se alterem também as principais áreas de formação e execução de atividade.
Será necessário, com essa introdução, uma maior especialização nesse tipo de ferramenta digital e seus potenciais erros, bem como a criação de novos postos técnicos e de investigação sobre a temática.
Também ao nível sociológico, será necessário o desenvolvimento de pesquisa para compreender os impactos sociais e econômicos da introdução da IA.


Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.