Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

17 novembro 2020

Inteligência artificial gera questionamento sobre mercado de trabalho


Por Linkarme

Uma das maiores preocupações em torno da inteligência artificial se prende com seu potencial impacto no mundo do trabalho. Saiba mais sobre essa questão. Seu banco e seu cassino online a usam. Seu GPS o usa e seu corretor ortográfico também! Falamos, claro, da inteligência artificial (IA). O disseminar dessa tecnologia e a grande variedade de seus usos pode, como todos sabemos, ser muito benéfica para as corporações e para o mundo. Ainda assim, desde que era somente uma ideia sem concretização, a IA tem gerado alguns medos.


Tratando-se de um tipo de tecnologia no qual a máquina simula o raciocínio do humano, ficando dotada, por essa caraterística, de seu próprio tipo de inteligência, existe o temor de que a sua aplicação futura possa levar a máquina a servir de substituto para o humano, colocando em causa postos de trabalho.
A discussão sobre a temática é intensa e existe quem defenda que o lugar da máquina não poderá ser o do profissional, embora vá obrigar a uma requalificação dos funcionários para aprenderem a lidar com essa tecnologia.
Venha saber mais sobre o que se espera do mercado de trabalho com a integração da IA.

As pesquisas fundamentais sobre o tema

Um dos estudos mais interessantes sobre a questão do trabalho e da IA já foi difundido em 2013, pelos pesquisadores Carl Frey e Michael Osbourne. Esses estimavam que 47% dos trabalhos americanos pudessem ser realizados por máquinas inteligentes. Outras pesquisas, no entanto, como as dos estudiosos Arntz, Gregory e Zierahn reduziam esse valor para 9%.

Muitos outros estudos mostraram uma variação intensa dos números, concordando, no entanto, quanto ao fato que a inteligência artificial é importante para solucionar algumas atividades, permitindo soluções automatizadas que permitirão um melhor desempenho de algumas atividades.

Alguns dos benefícios da IA no mercado de trabalho


As vantagens que a inteligência artificial pode levar até ao mundo do trabalho são diversas.
Além de poder melhorar a experiência de utentes e clientes, a IA permitirá que diagnósticos, elaboração de texto, relacionamento com o consumidor e transações financeiras se tornem bem mais simples.
Além disso, todo o processo digital da IA permite também que os setores se tornem mais customizados.

Os maiores riscos da IA no mercado de trabalho

Ainda que uma visão positiva possa e deva ser adotada, é necessário concordar que existem riscos quanto à implementação da IA em alguns setores.
Alguns relatórios indicam que alguns setores, como operadores de máquinas, operadores de atendimento em serviços e trabalhadores da área da manufatura poderão vir, no futuro, a ser substituídos por máquinas. Em alguns setores, como em caixas de supermercado ou portagens, isso já está começando a se manifestar.

A IA na mudança do trabalho

Os mercados de trabalho se adaptam aos temas e é esperado que, com a introdução da IA, se alterem também as principais áreas de formação e execução de atividade.
Será necessário, com essa introdução, uma maior especialização nesse tipo de ferramenta digital e seus potenciais erros, bem como a criação de novos postos técnicos e de investigação sobre a temática.
Também ao nível sociológico, será necessário o desenvolvimento de pesquisa para compreender os impactos sociais e econômicos da introdução da IA.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.