Se a pandemia te atrapalhou, o REFIS te regulariza! Prefeitura de São Gabriel

Assine 200 mega por 99,00 e leve mais 30 mega por 1 pila! CLIQUE AQUI

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Clínica Imuniza - Muito mais do que vacinar, cuidar do seu bem estar - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

O Sicredi Essência faz mais por você!

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

26 outubro 2020

Eleições 2020: Divulgação sobre pesquisas eleitorais realizadas em São Gabriel é fake news

Nenhuma pesquisa foi registrada em São Gabriel até o momento no sistema PesqEle, obrigatório para sua publicação (foto reprodução)


Ao longo deste final de semana e até esta segunda-feira (26), o site Caderno7 recebeu várias mensagens de internautas querendo informações sobre supostas pesquisas eleitorais com intenções de voto para a Prefeitura de São Gabriel. Fomos checar a informação junto ao sistema PesqEle, que é o sistema oficial do TSE e que deve constar as pesquisas que forem realizadas e a informação é esta: nenhuma pesquisa foi realizada até esta segunda, 26 de outubro. Portanto, é falsa a divulgação de pesquisas eleitorais no município.

Qualquer pesquisa eleitoral precisa ser registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral - que, por sua vez, submete ao Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, o TSE disponibiliza uma relação dos institutos de opinião pública autorizados a realizar as pesquisas eleitorais.

Até esta segunda, não havia nenhum registro sobre qualquer pesquisa eleitoral realizada na Terra dos Marechais - conforme atesta o site específico do TSE para divulgação de pesquisas eleitorais. Pesquisas podem ser feitas, mas se não tiver o devido registro e autorização do TSE, não podem ser divulgadas publicamente. 

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro na Justiça Eleitoral estão sujeitos à aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º). A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.

Data: 26/10/2020 15h40
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.