26 outubro 2020

Eleições 2020: Divulgação sobre pesquisas eleitorais realizadas em São Gabriel é fake news

Nenhuma pesquisa foi registrada em São Gabriel até o momento no sistema PesqEle, obrigatório para sua publicação (foto reprodução)


Ao longo deste final de semana e até esta segunda-feira (26), o site Caderno7 recebeu várias mensagens de internautas querendo informações sobre supostas pesquisas eleitorais com intenções de voto para a Prefeitura de São Gabriel. Fomos checar a informação junto ao sistema PesqEle, que é o sistema oficial do TSE e que deve constar as pesquisas que forem realizadas e a informação é esta: nenhuma pesquisa foi realizada até esta segunda, 26 de outubro. Portanto, é falsa a divulgação de pesquisas eleitorais no município.

Qualquer pesquisa eleitoral precisa ser registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral - que, por sua vez, submete ao Tribunal Superior Eleitoral. Além disso, o TSE disponibiliza uma relação dos institutos de opinião pública autorizados a realizar as pesquisas eleitorais.

Até esta segunda, não havia nenhum registro sobre qualquer pesquisa eleitoral realizada na Terra dos Marechais - conforme atesta o site específico do TSE para divulgação de pesquisas eleitorais. Pesquisas podem ser feitas, mas se não tiver o devido registro e autorização do TSE, não podem ser divulgadas publicamente. 

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro na Justiça Eleitoral estão sujeitos à aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º). A divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa.

Data: 26/10/2020 15h40
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.