Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

29 setembro 2020

Rio Grande do Sul sairá de 0ºC para 40ºC em 48h, com risco de temporais

Tempo terá grande amplitude térmica em questão de horas no Estado, podendo trazer novamente chuvas após calorão (foto arquivo C7)

Da MetSul Meterologia

O Rio Grande do Sul vai sair de temperatura ao redor de 0ºC ou negativa para marcas ao redor dos 40ºC em apenas dois dias, antecipa a previsão do tempo da MetSul. Uma massa de ar frio ingressou nas últimas horas no território gaúcho, impulsionada por um ciclone extratropical a Leste da Argentina, e trará uma madrugada fria nesta terça-feira. Há possibilidade de geada em pontos do Sul, da Campanha, da fronteira com o Uruguai, Serra e Aparados, sobretudo em baixadas. A mínima do estado deve ficar perto de 0ºC em São José dos Ausentes, se não cair mais em alguns pontos da localidade com a atmosfera muito seca e o tempo aberto com conseqüente variação maior de temperatura entre microclimas. Podemos ter previsão de temporal para esta quinta-feira. 

Ocorre que já nesta terça-feira começa a ingressar ar muito quente a partir do Norte e do Oeste que vai elevar a temperatura para marcas ao redor dos 30ºC no Planalto Médio e no Alto Uruguai e de até 32ºC na região de Santa Rosa, no Noroeste. O avanço do ar quente de origem tropical será ainda mais acentuado na quarta-feira, o que vai formar uma frente quente sobre o Rio Grande do Sul à medida que a massa de ar superaquecida avança sobre a fria. 

Por isso, na quarta há risco de chuva localmente forte com muitos raios, granizo de variado tamanho e ainda possibilidade de vento forte localizado no Rio Grande do Sul. O risco será maior no Centro, no Sul e no Leste do Estado, o que inclui Porto Alegre e região.

Na quinta, a frente quente estará sobre o Sul gaúcho com chuva e granizo enquanto na Metade Norte vai fazer muito calor. A temperatura pode atingir máximas de 35ºC a 36ºC na região de Carazinho e Passo Fundo, de 37ºC a 38ºC em Cruz Alta e Ijui e de até 39ºC a 40ºC em Santa Rosa. Fortes áreas de instabilidade vão se formar do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul e no decorrer do dia progridem para o Sul e o Leste do Estado com o tempo abrindo na maior parte do Oeste e da Metade Norte com sol, nuvens e forte aquecimento que poderá elevar a temperatura nesta quarta a 36ºC ou 37ºC em Santa Rosa.

Ocorre que no fim da tarde e à noite novas áreas de instabilidade devem se formar devido ao intenso aquecimento, porém serão muito isolados. Alguns destes núcleos localizados podem adquirir características de supercélulas de tempestade. Por isso, Porto Alegre deve ter instabilidade entre a madrugada e de manhã seguida de melhora do tempo em algum momento da tarde, não se descartando o retorno da instabilidade à noite. Em cidades mais ao Sul do Estado, a instabilidade mais forte ocorre na segunda metade do dia.

Na quinta-feira, o ar muito quente toma conta da Metade Norte e Oeste do Estado com calor intenso a até extremo em algumas localidades. As máximas podem ficar entre 38ºC e 40ºC em Santa Rosa, entre 36ºC e 38ºC em Cruz Alta em Ijuí, entre 34ºC e 36ºC em Passo Fundo, entre 33ºC e 35ºC em Santa Maria e entre 35ºC e 37ºC na cidade de Uruguaiana.

A previsão de máxima para Porto Alegre e região é muito difícil, afinal a área da Capital estará no limite das regiões com instabilidade e sem instabilidade. As projeções dos modelos variam de 29ºC a 35ºC de máxima para Capital, mas estamos projetando a possibilidade de 30ºC a 32ºC de máxima e até 32ºC a 34ºC na área da Grande Porto Alegre, mas a advertência que não se afasta que possa subir mais conforme a presença de nebulosidade. Fato é que no Vale do Sinos, em áreas mais ao Norte da região metropolitana, por menor nebulosidade e efeito do vento Norte, deve aquecer mais que em cidades mais ao Sul da Grande Porto Alegre como Guaíba ou Viamão.

Com o ar muito quente tomando conta das Metade Oeste e Norte, a instabilidade durante a quinta-feira deve ser mais forte sobre o Uruguai, o Sul e parte do Leste do Rio Grande do Sul no decorrer do dia, mas devido ao forte aquecimento há possibilidade de chuva localmente forte e temporais isolados da tarde para a noite das demais regiões do Estado. Justamente devido ao quadro de instabilidade, a temperatura não subirá muito no Sul gaúcho que não sofrerá os efeitos desta extraordinária onda de calor no Brasil.

A MetSul alerta que tanto nesta quarta como na quinta-feira as condições serão de alto risco de temporais isoladamente fortes a severos, alguns com potencial de estragos. Por que o cenário preocupa muito nesta quarta e na quinta? Ar por demais quente vai atuar no Rio Grande do Sul e ar quente é combustível para intensa instabilidade.

O risco de temporais é maior no Centro, Oeste, Sul, e o Leste do Estado nesta quarta com uma menor probabilidade em cidades mais ao Noroeste e do Norte gaúcho, mas na quinta o risco abrange quase todo o território gaúcho, especialmente pontos da Metade Norte como a Serra. Na sexta-feira, a instabilidade prossegue no Rio Grande do Sul e ainda há risco de temporais isolados, mas a probabilidade de tempo severo gradualmente diminui. Temporais não são descartados nas próximas 72 horas ainda no Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Não apenas os temporais podem ser problema no Rio Grande do Sul. Parte do Estado pode ter chuva excessiva com alagamentos. O território gaúcho vai enfrentar uma sequência de dias de instabilidade que vai resultar em altos volumes de precipitação em algumas regiões, acima da média do mês inteiro e até o dobro da média de outubro conforme o município das áreas que terão os maiores acumulados.

Reportagem: MetSul Meterologia
Data: 29/09/2020 21h38
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.