Classificação preliminar das bandeiras de distanciamento aponta que risco alto aumentou e está em 75% do Estado. São Gabriel segue em bandeira laranja (foto reprodução Governo do Estado) |
As regiões que estão em bandeira vermelha, até segunda-feira - em virtude de que neste final de semana, o Governo do Estado analisará eventuais recursos dos municípios - são além de Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Pelotas e Palmeira das Missões, cujo status de alerta já elevados desde a semana passada, agora entram em bandeira vermelha as regiões de Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul.
Seguem em bandeira laranja as regiões de Bagé, Ijuí, Uruguaiana, Santa Maria e Lajeado. A atual classificação de risco ainda é preliminar. Como de praxe, os municípios têm até as 6h da manhã de domingo para corrigirem eventual erro nas informações ou apresentar pedido de reconsideração. O mapa definitivo será divulgado na tarde de segunda-feira, após reanálise pelo gabinete de crise do Piratini.
Essas regiões tingidas em vermelho representam 84,2% da população gaúcha (9 535 519 habitantes). Na rodada definitiva do mapa anterior, eram seis regiões em vermelho, equivalente a 52,9% da população (5,9 milhões de habitantes). As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de GauchaZH
Data: 10/07/2020 21h39
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com