17 julho 2020

Coronavírus: Região de São Gabriel entra em bandeira vermelha

Na divulgação preliminar da rodada de classificação do distanciamento, 90% do Estado, inclusive São Gabriel, subiu para risco alto de contágio de covid-19 (foto reprodução Governo RS)
Na divulgação preliminar do distanciamento controlado realizada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (17), um dado preocupa. Mesmo sendo uma classificação prévia, a região de Uruguaiana, onde está São Gabriel, está em bandeira vermelha, que indica risco alto de contaminação e transmissão de covid-19. Os prefeitos já estão buscando recorrer da classificação.

Nesta rodada, 90% do Estado está em bandeira vermelha - as únicas regiões que ficaram na laranja são Bagé e Pelotas, que estranhamente, ao contrário de informações que vinham sendo dadas de que poderia ingressar na vermelha, permaneceu na laranja. O Prefeito Rossano Gonçalves informou que está em conversações com os prefeitos da Região Fronteira Oeste para recorrer da decisão. "Faremos de tudo para nos mantermos na bandeira laranja", afirmou à reportagem.

Além do crescimento de 23% na ocupação por pacientes covid-19 de leitos clínicos e de 13% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o Estado registou um salto de 31% no número de mortes. Foram 207 óbitos por infecção do coronavírus na semana anterior, ante 271 nos últimos sete dias. O aumento nos casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) também contribuiu para uma ocupação maior da rede de saúde pública.

Como de praxe, o mapa definitivo será divulgado na segunda-feira à tarde, após julgamento pelo gabinete de crise de eventuais pedidos de reconsideração dos prefeitos. Os municípios têm até as 6h de domingo para apresentarem recurso para o governo do Estado.

Mesmo assim, pelo menos 270 prefeituras poderão adotar padrões de isolamento condizentes com bandeira laranja por não terem registro de óbito nem de hospitalização por covid nas duas últimas semanas. Nessas cidades, moram 1,7 milhão de pessoas, cerca de 15% da população gaúcha. Mas mesmo assim, a situação é a mais crítica desde o começo da pandemia. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 17/07/2020 19h21
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.