01 julho 2020

Congresso oficializa adiamento das eleições municipais para 15 de novembro

Com informações do site G1

A Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que adia as eleições municipais de 2020 para 15 de novembro, em razão da pandemia de covid-19. O texto-base foi aprovado em primeiro turno por 402 votos a 90 (houve 4 abstenções). No segundo turno, a PEC foi aprovada por 407 votos a 70 (houve 1 abstenção).

O texto-base tinha sido aprovado pelo Senado anteriormente e agora será promulgado pelo Congresso Nacional, na manhã desta quinta-feira, 2 de julho. Caso um município ou estado não apresente condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas para a realização do pleito, tendo como data-limite o dia 27 de dezembro de 2020.

Inicialmente, a proposta aprovada pelos deputados previa que, no caso dos municípios nesta situação, caberia ao TSE definir nova data. No entanto, os parlamentares aprovaram um destaque para modificar a PEC e deixar a regra igual à dos estados.

Outra mudança aprovada foi a supressão de um dispositivo que dizia que caberia ao TSE promover a adequação das resoluções anteriores ao novo calendário. Com isso, o entendimento é que qualquer adequação precisará passar pelo Legislativo. A mudança da data da eleição foi acordada entre os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara, Rodrigo Maia e o TSE, presidido por Luiz Barroso.

Agora, as datas ficam assim:

Vedação às emissoras transmitirem programa apresentado por pré-candidato – passa a ser a partir de 11 de agosto

Convenções Partidárias – 31 de agosto a 16 de setembro, autorizada a realização por videoconferência

Registro de Candidatura – 31 de agosto a 26 de setembro

Propaganda Eleitoral – após 26 de setembro

Prestação de Contas Parcial – até 27 de outubro

Eleições – 1º turno – 15 de novembro

Prestação de Contas Final – até 15 de dezembro (PRIMEIRO E SEGUNDO TURNO)

Diplomação - 18 de dezembro

Posse - 1º de janeiro de 2021

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 01/07/2020 21h50
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.