Na manhã desta quinta-feira (18), a Procuradoria-Geral do Estado anunciou que entrará com ação cível e criminal contra cinco prefeituras que estão com seus municípios na bandeira vermelha com risco alto de covid-19: São Gabriel, Uruguaiana, Livramento, Farroupilha e Vacaria. As ações são porque os municípios não estão seguindo as regras de bandeira vermelha e fechando os comércios não-essenciais, o que pode indicar o início de uma guerra jurídica.
A informação foi dada pela Rádio Gaúcha, no programa "Chamada Geral" e a PGE informou que vai encaminhar as representações ao Ministério Público, que cabe agora a decisão de abrir ou não ações criminais contra oa gestores. O titular da Procuradoria, Eduardo Cunha da Costa, elenca nas representações os riscos sanitários, a piora dos índices nos municípios e regiões que estão com bandeira vermelha e as regras que deveriam estar sendo cumpridas.
Uma das Prefeituras acionadas, a de Vacaria, entrou na Justiça para manter a bandeira laranja e não se duvida que São Gabriel siga o mesmo caminho. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Rádio Gaúcha
Data: 18/06/2020 12h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com