Prefeitura de São Gabriel - O resultado dos seus impostos está aqui

Vem aí a rede que mais cresce no Brasil, Mercadão dos Óculos - inaugura em 16 de dezembro

Anúncio Odonto Odonto Excellence - Sob nova direção, agora em São Gabriel! Agende sua consulta!Excellence São Gabriel 3

Ecoestudos Inteligência Ambiental - Buscando um mundo mais sustentável

Dental SG - A clínica odontológica da família gabrielense

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Bar da Sílvia - o novo point da city

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

Sicredi-Faz-Mais-setembro.gif

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

07 junho 2020

Morre Sanchotene Felice, ex-prefeito de Uruguaiana e deputado

Sanchotene Felice morreu neste domingo aos 84 anos, em Porto Alegre, onde estava hospitalizado desde o dia 8 de maio (foto Marcelo Ribeiro/arquivo C7)
Morreu neste domingo (7) em Porto Alegre, o ex-prefeito de Uruguaiana, deputado estadual e professor José Francisco Sanchotene Felice, aos 84 anos. Ele estava internado desde 8 de maio no Hospital Mãe de Deus em virtude de uma pneumonia e complicações neurológicas. Felice teve uma vasta carreira política e pública a serviço dos gaúchos.

Economista, sociólogo, educador, administrador público, Sanchotene Felice atuou a partir dos anos 80 na política. Foi eleito pela primeira vez como deputado Estadual em 1987, período em que assumiu a secretaria da Administração do Governo Pedro Simon e, na segunda em 2003-2004, quando renunciou para assumir a Prefeitura de Uruguaiana. Ele permaneceu no cargo entre os anos de 2005 a 2012. Em 2016, ele se candidatou novamente pela Rede Sustentabilidade, mas teve sua candidatura impugnada - mais de 20 mil votos registrados e que foram anulados.

Como deputado estadual foi autor da Lei dos Transplantes de Órgãos, da lei que delimita as áreas de lazer, desporto e pesca na orla marítima gaúcha, conhecida como Lei do Surfe, da Lei do Menor, que previa estímulos às empresas que empregassem menores carentes e da lei que determina a vacinação contra a rubéola.

Sanchotene também foi presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor entre os anos de 1975-1979. Na Febem (atualmente, Fase), aumentou de 6,5 mil para 76 mil o número de menores carentes atendidos, idealizando projetos pioneiros em todo país, como os Lares Vicinais, Centros de Bem-Estar e Profissionalização Rural.

Felice era Doutor em Ciências Econômicas e Livre Docente em Sociologia do Desenvolvimento e professor da UFRGS (Graduação) desde 1961 e também foi Pró-Reitor Acadêmico da UFRGS, por várias vezes. Ele era casado com a psicóloga Elisabete Brettas Felice e deixou três filhos: Isabel Marília (Tina), Pedro Ênio e Laura, além de netos.

O velório ocorre das 9h às 13h nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Estado, e após haverá o sepultamento, no Cemitério Ecumênico João XXIII, em Porto Alegre.

Felice esteve em 2013 em São Gabriel

No ano de 2013, Felice esteve em São Gabriel para ministrar uma palestra sobre gestão pública na Câmara de Vereadores, a convite do então correligionário Marcos Vieira (Marcos Mec), para falar sobre sua experiência em Uruguaiana, onde realizou a concessão do saneamento básico, que estava com a Corsan e hoje está com a BRK, além de investimento na educação, asfaltamento, geração de emprego e renda e saúde. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/06/2020 17h28
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.