24 junho 2020

Médico gabrielense falará sobre covid-19 em conferência online nos EUA

Médico epidemiologista gabrielense Cesar Victora falará sobre pesquisas da covid-19 em conferência online da Universidade de Miami, nesta quinta-feira (foto divulgação/UFPEL)
Com informações do site Amigos de Pelotas

O médico epidemiologista e gabrielense Cesar Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estará participando de um webinar (conferência online com fins educacionais) nesta quinta-feira (25), sobre o covid-19 - coronavírus, linkado com os EUA. O evento "Covid-19 in the Americas: The Emerging Crisis in Brazil" (Covid-19 nas Américas: a crise emergente no Brasil) é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados das Américas, da Universidade de Miami e acontecerá a partir das 15 horas e pode ser conferido pelo público, em inglês.

O webinar tem link de acesso pela plataforma Zoom e o público pode enviar perguntas antecipadamente aos palestrantes pelo formulário disponível neste link. O evento terá moderação da diretora do Instituto, Felícia Knaul. Victora falará sobre o Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19), realizado pela UFPEL que vem levantando dados sobre a situação do coronavírus no País.

Victora é premiado internacionalmente e foi homenageado em 2017 pela Câmara de Vereadores, pela conquista do Prêmio Gairdner, com pesquisa sobre a redução da morte de bebês por meio da amamentação exclusiva.

Confira sinopse do evento, fornecida pelo Instituto:

O Brasil é hoje o foco global da pandemia de COVID-19, com mais de mil mortes diárias, 54 mil novos casos por dia, e mais de um milhão de casos no total. As falhas do Presidente Bolsonaro em responder à pandemia – sem lockdown nacional, nenhuma campanha de testagem para o país, nem plano nacional – transferiram toda a responsabilidade de reduzir o impacto do vírus aos governos locais e estaduais.

Agora é a hora de agir. O Brasil corre o risco de eclipsar os EUA como o país mais afetado pela pandemia no mundo, se as tendências atuais se mantiverem.

O Instituto de Estudos Avançados das Américas, da Universidade de Miami, convida a todos para webinar sobre novos dados da prevalência de coronavírus no Brasil e respostas políticas comparativas em nível estadual.

A diretora do instituto, Drª. Felicia Knaul, irá moderar o seminário, fazendo a abertura com a apresentação de um panorama regional baseado no Observatório da COVID-19 nas Américas, da Universidade de Miami.

O especialista de renome mundial em saúde pública, Dr. Cesar Victora, irá apresentar a palestra principal “COVID-19 no Brasil: um país, várias epidemias”, com base no Estudo de Prevalência da Infecção por Covid-19 no Brasil (Epicovid19).

O Epicovid19, primeiro estudo a estimar a prevalência de coronavírus no país, fornece evidências científicas em tempo real sobre a proporção de casos e a velocidade de transmissão da Covid-19 no Brasil. Os dados inéditos foram levantados pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas.

A palestra será seguida de comentários e apresentação do Professor Michael Touchton sobre dados comparativos do Observatório da Covid-19 no Brasil, da Universidade de Miami, em relação às respostas de políticas públicas dos estados brasileiros à pandemia. Os dados pintam o quadro de uma pandemia partidária: os estados mais pobres, com governantes de oposição a Bolsonaro, têm as respostas mais rigorosas. Além disso, revelam que muitos estados estão reabrindo rapidamente, sem exigências para uso de máscaras ou qualquer outra medida de proteção.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do site Amigos de Pelotas 
Data: 24/06/2020 09h59
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.