19 junho 2020

Acaba o racionamento de água em Bagé

Coletiva foi dada pelo prefeito Divaldo Lara, anunciando o fim do racionamento (fotos Cristiane Pereira/DAEB)
Depois de 90 dias, o racionamento chega ao fim em Bagé. Na manhã desta sexta-feira (19), o Governo Municipal e o Departamento de Água, Arroios e Esgoto (Daeb) anunciaram a suspensão da medida. A decisão foi baseada na ocorrência de chuvas significativas nos meses de maio e junho, que proporcionaram uma recuperação dos níveis dos reservatórios que abastecem a cidade. O acumulado de chuva em junho foi de 119,7 mm. A Barragem da Sanga Rasa está 3,90 m abaixo do nível normal. O Piraí está apenas 0,50 m aquém. Já a Emergencial está cheia.

“Chega ao fim o racionamento no nosso município. Porém, não devemos, de forma alguma, exagerar no consumo de água. A todos, cabe a responsabilidade do consumo racional, evitar o desperdício e combater os pontos em que nós temos vazamentos”, afirmou o Prefeito Divaldo Lara durante o anúncio. O chefe do executivo ainda destacou uma iniciativa histórica do atual governo, que foi a realização de uma batimetria das barragens, ou seja, um estudo de seus volumes. “Pela primeira vez possuímos um instrumento que permite termos dados e informações exatas para tomada de decisão com relação aos níveis de água armazenados”, explicou.

Na coletiva também estavam presentes os membros da Comissão de Enfrentamento à Seca e Estiagem, composta por servidores do Daeb. Eles ressaltaram as ações do Departamento durante a estiagem, como: ativação de poços; transposição da água da Britasul para a Barragem Emergencial; aluguel de três caminhões-pipa com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional; parceria com o exército que cedeu seis caminhões-pipa e mais uma viatura para carregar uma pipa do Daeb; obras na Barragem Emergencial para reter água quando chovia e intervenções em pontos da cidade para aumentar a vazão da água, principalmente nas pontas de rede.

Reportagem: Cristiane Pereira/Comunicação DAEB
Data: 19/06/2020 15h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.