11 maio 2020

Suspeita de coronavírus em unidade militar em São Gabriel é boato

Unidade militar de Alegrete mantém dois militares em observação com sintomas gripais e em análise; boato chegou a afirmar que fato teria ocorrido em São Gabriel, o que foi desmentido (foto reprodução/Minuano FM)
Uma informação falsa circulou nas redes sociais nesta segunda-feira, 11 de maio, o que reforça a necessidade do leitor estar atento a todo boato que chega. Uma fake news dava conta de que uma unidade militar de São Gabriel teria um caso suspeito de coronavírus, onde a unidade citada teria BE (Batalhão de Engenharia) no nome. Só que na verdade, a suspeita ocorreu no BE de Alegrete, que é o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado.



O que ocorre, segundo o site Alegrete Tudo, é que dois militares que vieram do norte do Estado com sintomas gripais foram colocados em isolamento, mas sem comprovação até agora que seja COVID-19. A unidade que fica na cidade de Alegrete, assim como as daqui, está tomando todas as medidas de controle sanitário para verificar quem tiver sintomas gripais. Os militares de Alegrete são liberados para convalescimento em casa e sendo de fora da cidade, este fica isolado em uma ala do quartel e passa a ser monitorado.

O Prefeito Márcio Amaral afirmou que mantiveram os incorporados por 40 dias em isolamento, mas não podem impedir das famílias verem seus filhos, claro com todos os cuidados que são para toda a população como usar máscaras, manter a higiene das mãos e objetos compartilhados e evitar aglomerações.


O boato correu as redes sociais e causou confusão, principalmente porque muitas pessoas já acreditaram que fosse em São Gabriel, mas na realidade, o fato ocorreu em Alegrete e não como foi divulgado. Na dúvida, sempre procure a imprensa para esclarecer e desmentir estes boatos. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/05/2020 18h09 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.