Se a pandemia te atrapalhou, o REFIS te regulariza! Prefeitura de São Gabriel

Bariani Estética Automotiva - em novo endereço

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Clínica Imuniza - Muito mais do que vacinar, cuidar do seu bem estar - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

Sicredi-Faz-Mais-setembro.gif

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

07 maio 2020

Momento histórico: Gabrielenses colam grau em Medicina na UFSM, em formatura virtual

Júlia e João Henrique são os gabrielenses que fazem parte da 100ª turma de Medicina da UFSM, que realizou formatura por videoconferência na manhã desta quinta-feira e antecipada para que profissionais atuem no combate ao coronavírus (fotos arquivo pessoal)
Na manhã desta quinta-feira (7), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou de forma virtual a colação de grau da 100ª Turma de Medicina da instituição. Prevista inicialmente para ser realizada na metade do ano, a formatura foi antecipada a pedido dos próprios formandos, e a decisão não poderia ser em momento mais apropriado: serão 59 novos médicos que estarão aptos a trabalhar na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Dois gabrielenses estão na turma e agora são médicos formados: Júlia Silveira de Souza e João Henrique Kaczmarek Fígaro.



De acordo com a assessoria de comunicação da UFSM, a pró-reitora de Graduação da UFSM, Martha Adaime, afirmou que logo após a suspensão das atividades presenciais na Universidade, em meados de março, os formandos procuraram a coordenação do curso de Medicina e a Prograd e solicitaram o adiantamento das atividades que ainda teriam que fazer. O colegiado do curso propôs um plano de atividades, e os formandos trabalharam intensamente por 45 dias para cumprir os créditos que faltavam.  Na solenidade, apenas a oradora, Fahena Martins, foi uma das únicas alunas presente, fazendo o discurso de formatura. O restante da turma estava em suas casas usando o Meet.

“Nossos alunos anteciparam a colação, mas totalmente integralizados, ou seja, com 100% dos créditos cumpridos, o que é muito importante”, afirma Martha, lembrando que, desta forma, não houve enquadramento à Portaria 383, que o Ministério da Educação emitiu em 6 de abril, permitindo aos alunos da área da saúde se formarem com pelo menos 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.

A pró-reitora salienta a importância desta iniciativa, que vai permitir aos novos profissionais passarem a atuar na linha de frente do trabalho de combate ao coronavírus, num momento em que muitos profissionais da saúde precisam se afastar, e é preciso substituí-los. 

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, aponta a antecipação da formatura como “mais um esforço que a Universidade Federal de Santa Maria empenha na direção do enfrentamento da Covid-19, atendendo à estratégia do isolamento”. 


A solenidade teve os formandos em suas casas e o reitor, coordenador do curso e paraninfo na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, respeitando as medidas de distanciamento. A colação, transmitida pela plataforma Farol, foi a primeira formatura por videoconferência da UFSM, mas a pró-reitora de Graduação acredita que outras poderão ocorrer neste formato, enquanto vigorar a portaria de suspensão de presencialidade.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Comunicação da UFSM 
Data: 07/05/2020 17h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.