Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

07 maio 2020

Momento histórico: Gabrielenses colam grau em Medicina na UFSM, em formatura virtual

Júlia e João Henrique são os gabrielenses que fazem parte da 100ª turma de Medicina da UFSM, que realizou formatura por videoconferência na manhã desta quinta-feira e antecipada para que profissionais atuem no combate ao coronavírus (fotos arquivo pessoal)
Na manhã desta quinta-feira (7), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou de forma virtual a colação de grau da 100ª Turma de Medicina da instituição. Prevista inicialmente para ser realizada na metade do ano, a formatura foi antecipada a pedido dos próprios formandos, e a decisão não poderia ser em momento mais apropriado: serão 59 novos médicos que estarão aptos a trabalhar na linha de frente de combate ao novo coronavírus. Dois gabrielenses estão na turma e agora são médicos formados: Júlia Silveira de Souza e João Henrique Kaczmarek Fígaro.



De acordo com a assessoria de comunicação da UFSM, a pró-reitora de Graduação da UFSM, Martha Adaime, afirmou que logo após a suspensão das atividades presenciais na Universidade, em meados de março, os formandos procuraram a coordenação do curso de Medicina e a Prograd e solicitaram o adiantamento das atividades que ainda teriam que fazer. O colegiado do curso propôs um plano de atividades, e os formandos trabalharam intensamente por 45 dias para cumprir os créditos que faltavam.  Na solenidade, apenas a oradora, Fahena Martins, foi uma das únicas alunas presente, fazendo o discurso de formatura. O restante da turma estava em suas casas usando o Meet.

“Nossos alunos anteciparam a colação, mas totalmente integralizados, ou seja, com 100% dos créditos cumpridos, o que é muito importante”, afirma Martha, lembrando que, desta forma, não houve enquadramento à Portaria 383, que o Ministério da Educação emitiu em 6 de abril, permitindo aos alunos da área da saúde se formarem com pelo menos 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.

A pró-reitora salienta a importância desta iniciativa, que vai permitir aos novos profissionais passarem a atuar na linha de frente do trabalho de combate ao coronavírus, num momento em que muitos profissionais da saúde precisam se afastar, e é preciso substituí-los. 

O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, aponta a antecipação da formatura como “mais um esforço que a Universidade Federal de Santa Maria empenha na direção do enfrentamento da Covid-19, atendendo à estratégia do isolamento”. 


A solenidade teve os formandos em suas casas e o reitor, coordenador do curso e paraninfo na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria, respeitando as medidas de distanciamento. A colação, transmitida pela plataforma Farol, foi a primeira formatura por videoconferência da UFSM, mas a pró-reitora de Graduação acredita que outras poderão ocorrer neste formato, enquanto vigorar a portaria de suspensão de presencialidade.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Comunicação da UFSM 
Data: 07/05/2020 17h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.