23 março 2020

Começa a campanha de vacinação da gripe em São Gabriel

Fila no Ginásio São Gabriel já era extensa nas primeiras horas da manhã na espera de vacina para a gripe A (foto enviada por leitor)
A Prefeitura de São Gabriel e Secretaria Municipal da Saúde começaram nesta segunda (23) a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) para a comunidade, em três etapas. A primeira delas é para idosos e trabalhadores da saúde, e ocorrerá no Ginásio São Gabriel e atendimentos em frente aos postos de saúde da cidade. A primeira manhá já registra filas gigantescas no epicentro da vacinação, no Ginásio São Gabriel, por isso pedimos: calma que haverá tempo e dose para todos.



As filas tiveram de ser organizadas com espaço de 2 metros, conforme determinação do Ministério da Saúde, o que fazem elas serem ainda mais extensas. O Secretário da Saúde Ricardo Coirolo lembra que não precisa correria, pois a campanha durará 60 dias, mas os períodos serão destinados para cada grupo. "Tenhamos calma e sigam as normas, além da prevenção ao coronavírus", afirmou. Lembramos: a vacina não previne coronavírus.

Em breve, o interior também será atendido e o cronograma divulgado, assim como os acamados serão atendidos por agendamento. A campanha estará funcionando das 8 às 17h no Ginásio e nas Unidades Básicas de Saúde, a unidade móvel estará atendendo em cada dia. Confira o cronograma:

Segunda
Zona Oeste (manhã)
Nosso Sonho (tarde)

Terça
CAIC (manhã)
Bom Fim (tarde)

Quarta 
Santa Clara (manhã)
Independência (tarde)

Quinta
Henriqueta - Novo Horizonte (manhã)
PAM (tarde)

Sexta
Brandão Júnior (todo dia)

Cronograma de vacina
A partir de 23/03 - Idosos e trabalhadores da saúde (apenas)
A partir de 16/04 - Professores, profissionais de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (com atestado médico de: cardíacos, renais, respiratórios, hepáticos, neurológicos, diabéticos, imunossupressao, obesos, transplantados, portadores de trissomias), estes com atestado médico
A partir de 09/05 - Crianças (de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas com até 45 dias de parto (com comprovação por meio de certidão da criança ou carteira de gestante), sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos
Acamados serão agendados

OBSERVAÇÕES: 
* É indispensável a apresentação do cartão do sus e identidade.
* Crianças e adolescentes devem levar carteira de vacinação junto com os documentos.
*A apresentação do atestado médico é indispensável para o grupo de risco.

* Professores e trabalhadores da saúde e segurança serão vacinados APENAS com carteira de comprovação da profissão. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 23/03/2020 10h39
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário: