18 novembro 2019

São Gabriel recebe encontro dos familiares de Josephina Donato Picco

Descendentes de Josephina Donato Picco se reuniram no sábado em São Gabriel
Neste final de semana, São Gabriel foi sede de um encontro familiar que roda o Estado a cada edição. O 8º Encontro dos Familiares de Josephina Donato Picco, italiana que viveu de 1896 a 1936 no Rio Grande do Sul, reuniu dezenas de familiares na Cervejaria Rastro e no Hotel San Isidro, no sábado (16), onde eles resgataram as suas origens.



Os familiares chegaram desde a sexta-feira em São Gabriel e foram recebidos no sábado na Cervejaria Rastro, que sediou o almoço preparado pela equipe gorumet do La Bodega e chopp da Rastro. Muitas risadas, alegria e conversa foram a tônica do encontro, que continuou à noite com um jantar festivo no Hotel San Isidro, com homenagens, emoção e brincadeiras.

O tema este ano foi "Descendentes Remember", para lembrar do respeito às raízes do passado para garantir um futuro saudável.

Histórico
Josephina Donato Picco veio com os pais da Itália, ainda pequena, em 1896. Chegou aqui em um navio. Em território gaúcho, casou-se aos 14 anos e, no ano seguinte, teve o primeiro filho. Anos depois, casou-se novamente, dando à luz mais sete crianças. Uma delas, Francisco Ângelo, ficou conhecido como o “gigante do Rio Grande do Sul”. Aos 21 anos, calçava botas de número 56. Uma bota dele, inclusive, é parte integrante do Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre. Sua mãe teve ainda um terceiro casamento, onde teve mais uma filha e faleceu no ano de 1936. Hoje, seus netos, bisnetos, tataranetos e até tetranetos estão espalhados pelo Estado.

Desde 2012, com a ajuda do contato via redes sociais, alguns dos descendentes de Josephina vêm se reunindo. Este encontro já ocorreu em Águas Claras, Estância Velha, Passo Fundo, Teutônia, Santa Maria, Montenegro, São Francisco de Paula e agora, São Gabriel. A comissão organizadora agradece a presença de todos para este momento especial. Confira as fotos do que aconteceu no almoço:
















Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/11/2019 10h23
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.