13 setembro 2019

Rosário do Sul abre oficialmente a Semana Farroupilha

Semana Farroupilha de Rosário do Sul foi aberta na tarde desta sexta-feira, 13 de setembro, com o acendimento da Chama Crioula pela Prefeita e patronos das festividades
Enquanto São Gabriel vivencia os Festejos Farroupilhas desde o último sábado, a maioria do Estado iniciou estes nesta sexta-feira (13), e em várias cidades da região, a festa teve sua largada hoje. Foi assim com Rosário do Sul, que iniciou sua Semana Farroupilha nesta sexta, com o acendimento da Chama Crioula na Praça Borges de Medeiros, Centro da cidade, após a chegada da cavalgada municipal. O site Caderno7 acompanhou a abertura no município vizinho com apoio da 18ª Região Tradicionalista.



Cavalgada que veio da Estância da Barraca, no interior do município, chegou à Praça Borges de Medeiros à tarde

Missa crioula foi rezada pelo padre Roberto Figueiroa, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário
A chama foi recebida pela Prefeita de Rosário, Zilase Rossignolo e os patronos da Semana, Nelson Celestino e Gessi Power, das mãos do coordenador municipal tradicionalista, Vanderlei Oliveira dos Santos, que trouxe o candeeiro que portou o fogo crioulo que veio da Estância da Barraca, na cavalgada municipal que vinha há cinco dias no interior rosariense. Uma missa crioula foi rezada pelo padre Roberto Figueiroa, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

18ª Região Tradicionalista foi representada pela vice-coordenadora Catia Cavalheiro, diretores Marcio e Diego, e prendas Julia e Carla

Catia destacou a valorização do tradicionalismo e o papel da mulher na cultura gaúcha, assim como o significado das comemorações nesta semana

Catia com a Prefeita Zilase Rossignolo e o tradicionalista Fábio Malcorra
A 18ª Região Tradicionalista foi representada pela Vice-coordenadora Catia Cavalheiro, os diretores Marcio D'Ávila (campeiro), Diego Santana (artístico), Marcelo Ribeiro (comunicação) e as prendas Julia Modernel, 2ª Prenda Juvenil e Carla Gomes, 1ª Prenda Mirim Regional. Catia ressaltou que no momento em que o Rio Grande inicia as comemorações de suas raízes, que é gratificante ver que estão sendo cultuadas as raízes e também lembra de que se completaram este ano, 70 anos que a mulher faz parte das comemorações, agradecendo também em nome da 18ªRT.

Solenidade foi encerrada com apresentações de tradicionalistas locais

Mulheres se fizeram presentes em grande número na cavalgada e na solenidade
A Prefeita Zilase Rossignolo destacou que Rosário está em festa com o tradicionalismo que se manifesta por meio da Semana Farroupilha e que estiveram presentes em Brasília com uma frente parlamentar em defesa da cultura gaúcha, por meio do tradicionalista Fábio Malcorra, além dos gabrielenses César Oliveira e Rogério Melo, e que o 20 de setembro acontece por causa de todos os abnegados pela cultura, finalizou.


A Semana Farroupilha de Rosário do Sul tem comemorações e bailes em todos os CTGs e atividades diversificadas. A solenidade foi encerrada com apresentações artísticas e homenagens variadas. No final da tarde, Santa Margarida do Sul também iniciou sua semana, que ocorre no Parque Municipal Olympio Bicca Estrázulas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 13/09/2019 19h02
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.