Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Projeto Vida e Saúde da Educação Física da Urcamp oferece mais qualidade de vida à idosos

Casa do Sofá, agora em novo endereço! Confira!

Dia 05-12 - Grande Festa Final de Ano com Sandro e Cícero, na Seven - Realização RW Saúde dos Cabelos e Lú Couros

Inauguração da filial Porto Lanches na quinta, 10 de outubro

Hospede-se na Rede de Hotéis Suárez, um hotel sempre perto de você! CLIQUE AQUI PRA FAZER SUA RESERVA

Matrículas abertas no Colégio Perpétuo Socorro para 2020!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça inglês e espanhol no Fisk - matrículas abertas

Garupa São Gabriel - Tá aqui do lado

Renegocie suas dívidas judiciais com a Prefeitura com o REFIS Judicial

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Poupança? É Sim, Sicredi - Aproveite para fazer a diferença em sua vida financeira

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Studio H de Mana, venha conhecer

Projeto Vida e Saúde da Educação Física da Urcamp oferece mais qualidade de vida à idosos

Projeto atende cerca de 70 idosos que tem aulas gratuitas três vezes por semana na Urcamp São Gabriel (foto divulgação)
Pelo menos três vezes por semana, cerca de 70 idosos, da Associação dos Aposentados de São Gabriel, recebem aulas gratuitas, através de atividades físicas e de recreação. O projeto é uma iniciativa do curso de Educação Física da Urcamp Campus São Gabriel. Atividades com bola, que estimulam a mobilidade, alongamentos e movimentos que orientam mais coordenação e equilíbrio. Parece simples, mas para quem já passou dos 60 anos, isso faz toda a diferença, por que as atividades vão além do exercício físico, também contribuem para o intelecto, a mente. O resultado é uma maior qualidade de vida aos idosos.



O Projeto Viva e Saúde, encampado pelo curso de Educação Física de São Gabriel, já está em vigor há 11 anos nas dependências da Urcamp. As atividades são divididas em dois turnos e acompanhadas de perto pelo Coordenador do curso de Educação Física Rodrigo Guterres e uma acadêmica bolsista. O professor, explica que os exercícios mesclam alongamento com o fortalecimento muscular, relaxamento, dança, até chegar nas atividades recreativas. “Embora seja físico, esse projeto tem ajudado muito no aspecto psicológico, porque tira o idoso de casa e faz com que ele crie relações pessoas aqui dentro e fortaleça essas relações. Então aqui eles se sentem vivos, com perspectiva de vida”, explica.

O aposentado Idalino Ximendez, 66 anos, é um entusiasta do projeto e resume a proposta em uma frase. “O projeto visa nos proporcionar saúde e inteiração pessoal”.

A acadêmica Diane Diose Damasceno, aluna do 3º módulo da Graduação i na Educação Física, cita os principais ganhos, em termos de saúde. “Através de ginásticas funcionais, conseguimos levar a eles benefícios como bem estar físico e psicológico, pois devolve a eles a autonomia, o aumento de massa muscular, estimula a redução de peso, a capacidade funcional e o aspecto cognitivo”, justifica. A bolsista diz que a experiência com os idosos está contribuindo para a sua formação. “Acrescenta capacitação e estímulo para seguir em frente como profissional e isso acrescenta ainda mais conhecimento à minha vida acadêmica”, resume.


O programa funciona nas segundas, quartas e sextas-feiras e é mantido pela Urcamp.

Reportagem: Chrystian Ribeiro/Ascom Urcamp/Especial C7 
Data: 09/09/2019 15h40
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: